Etarismo: Secretária de Saúde de Jardim de Piranhas ataca senhora às vésperas do dia Nacional do Idoso

“Sua velha ridícula”. Essa é uma das frases usadas pela secretária de saúde de Jardim de Piranhas, Zezé Soares, contra Antônia Souza, de 56 anos. Isso, às vésperas do dia 1º de outubro, quando se comemora o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade. Apesar de Toinha ainda não ser idosa, esse é o terceiro episódio público realizado por pessoas ligadas ao candidato Rogério Couro Fino direcionado a atacar a comunidade idosa.

Toinha costuma ser uma eleitora polêmica e aguerrida nas discussões políticas. Ontem, ela disse ter comentado uma fala do vereador Davy Macaco, mas quem respondeu foi a Secretária com bastante agressividade. Para os eleitores da cidade, o comportamento de Zezé passou do ponto. Além do etarismo – nome que se dá ao preconceito contra pessoas com base na sua idade – sua conduta fere todos os princípios da democracia, da liberdade e da moral de uma agente pública ainda em exercício do cargo.

Inicialmente, a campanha de Rogério pensou em usar essa estratégia para atacar os adversários que são idosos: Elídio Queiroz, de 65 anos, e Galbê Maia, de 86. Primeiro o candidato a vereador Fabrício Bode disse no comício de Rogério que “Velho não tem ideias novas”. A frase pegou tão mal que apagou todo o esforço dos bacuraus durante o evento. Depois, circulou o print de uma pessoa, identificada como Glenda Kris, sugerindo “matar a véia” e “jogar ela num Fusca cheio de cururu”, isso se referindo a uma idosa de 70 anos por causa de suas opiniões num grupo de mensagens.

Agora é a vez da secretária de saúde que, mesmo tendo o direito de se expressar, precisa manter a conduta compatível não somente com a moralidade administrativa/funcional, mas também com a moralidade social, em sua vida particular. Neste sentido, Zezé Soares fere a ética do serviço público e passa uma péssima imagem de descontrole para os cidadãos que dependem dela para gerenciar uma das pastas mais importantes e solicitadas.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.