VÍDEO: FAB fecha espaço aéreo de Caicó para voos privados; Drones podem ser derrubados
A Força Aérea Brasileira limitou o espaço aéreo no município de Caicó em face às operações da CRUZEX-2024. O trecho compreende uma extensa área e vai até Parnamirim, e em caso de necessidade de operações particulares, a FAB disponibilizou um contato do CINDACTA III, em Recife, para os usuários fazerem contato (segue anexo no último parágrafo dessa reportagem).
O Exercício CRUZEX 2024 é um exercício aéreo multinacional realizado pela Força Aérea Brasileira, com a finalidade de desenvolver a cooperação e o relacionamento entre as Forças Aéreas amigas em Operações Aéreas de Combate. Nessa edição, o Exercício contará com os seguintes países participantes: África do Sul, Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Estônia, Estados Unidos, França, Hungria, Índia, Israel, Itália, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia e Uruguai, e ocorrerá no período de 03 a 15 de novembro de 2024.
As aeronaves envolvidas no exercício ficarão baseadas na BANT, em ParnamirimRN, e o controle dessas aeronaves será feito pelo Terceiro Centro de Operações Militares (COpM-3), situado no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo – CINDACTA III, em Recife-PE.
O principal objetivo do Exercício CRUZEX 2024 é desenvolver a cooperação e as relações entre o Brasil e as Nações participantes, compartilhando experiências comuns nos cenários de Operações Aéreas Compostas – COMAO, envolvendo diversas missões de treinamento, tais como: Varredura, Escolta, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, Ataque, CAP, SEAD, Reabastecimento Aéreo, Lançamento Aéreo, Lançamento de Pessoal, Recce e Alerta Aéreo Antecipado (AEW).
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.