Festival Gastronômico anuncia vencedores do prêmio “Chefe Arretado”
O júri técnico do 1º Festival Gastronômico e Cultural de Caicó definiu os vencedores do prêmio “Chefe Arretado”. Na categoria Prato Principal, o vencedor foi Petrônio Dantas com o prato “Nhoque Matuto com filé de sol ao molho de nata e chips de caju”. Juscelino Josué (Sertão Mar) venceu na categoria Petisco com o prato “Caju ao Fundo do Mar”. E Breno Moore (Sorveteria Slup) venceu na categoria Sobremesa com “Jerimundo Seridoense”.
Todos os pratos concorrentes tinham que conter os ingredientes: jerimum, nata e caju. Os pratos eram preparados na Cozinha-Show, instalada na Unidade de Panificação do SENAI, estacionada na Praça Monsenhor Walfredo Gurgel. Com grande participação popular, o festival aconteceu neste final de semana e também contou com uma extensa programação cultural coordenada pelo SESC, destacando-se o Encontro de Bandas e Filarmônicas.
“Caicó é a terra da gastronomia e o festival veio para ficar”, destacou Jeane Amaral, diretora regional do SESC no RN, ao relatar o êxito desta primeira edição do evento. Para Cleide Nogueira, dirigente da Casa do Empresário, o festival movimentou a cidade com apresentações culturais, passeios turísticos e a disputa do prêmio chefe arretado. “O apoio dos parceiros está sendo fundamental”, assinalou.
A partir de hoje até o próximo dia 12, acontece a etapa do Concurso Gastronômico nos restaurantes. Seis estabelecimentos estão inscritos e concorrem com pratos que contem os mesmos ingredientes. A população poderá visitar os estabelecimentos, consumir os pratos e votar. O júri popular é que definirá os campeões dessa nova etapa do Festival. O anúncio dos vencedores será feito no dia 13 de outubro.
O 1º Festival Gastronômico e Cultural de Caicó está inserido na programação oficial do movimento Compre do Pequeno Negócio, sendo hoje (5) celebrado o Dia Nacional da Micro e da Pequena Empresa. De acordo com Pedro Medeiros, dirigente do SEBRAE, em Caicó, o festival deve se consolidar no calendário de eventos da região. “E nos próximos anos, com certeza, a programação será ampliada”, finalizou.
1 Comentário
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Comilão de Carne de SOl e Queijo de Qualho
out 10, 2015, 10:54 amEm Caicó, querem estampar uma imagem de cidade turística gastronômica, mas esquecem que Caicó não tem perfil, muito menos infraestrutura de ser cidade turística!!! Quais os atrativos culturais, naturais, arquitetônicos de relevância que a cidade tem a oferecer além da comida, por sinal, comida esta que é abundante em Natal, capital do estado, o que não faltam são restaurantes servindo nossa carne de sol, queijo de coalho e manteiga, arroz de leite, galinha caipira, buchada e panelada… Dezenas de Caicoenses que moram em Natal já se aventuraram nestas empreitadas e alguns fazem sucesso na Capital… o que tem que se entender é que enquanto Caicó não investir pesado em infraestrutura para servir bem turistas na região, a comida sozinha não vai trazer ninguém de tão longe pra uma terra quente, com pouca água, sem atrativos de relevância que compensem uma viagem ao interior do estado. Investir em turismo rural nos períodos de inverno seria um atrativo, investir em melhoria na infraestrutura da cidade seria outra, boa parte do povo de Caicó é mal educado, atende mal o cliente, de cara fechada, os preços na cidade são altos, equivalentes aos de Natal e mais caro que em Mossoró por exemplo, que oferecem muito mais atrativos aos visitantes… O festival gastronômico deixou muito a desejar, poucas horas depois do inicio não tinha mais nada pra comer, pra comprar… fora os preços autos, lembrem-se, um festival como este deve ser feito primeiro pros caicoenses, depois pros turistas… e que turistas que não tínhamos nenhum! Parabéns pela premiação do Sr. Diogo Vale com seu Bucho Cheio – Guia Gastronômico de Caicó, mas temos que fazer um trabalho mais sério na cidade se quisermos que ela seja algo mais, inventar eventos e propostas turísticas sem a participação de todas as esferas da comunidade não vai tornar realidade este fomento turístico que teimam em querer implantar aqui! Vamos investir em infraestrutura, tecnologia, educação, serviços de qualidade, e incentivar industria de ponta na cidade, que visem trazer renda e emprego a Caicó.