Flávio Dino acaba com “operações especiais” na PRF; Ordem agora é mirar na fiscalização de trânsito
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, extinguiu os Comandos de Operações Especializadas (COEs) da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que existiam em cada uma das cinco regiões do país. Dino quer que a PRF fique focada na atividade fim, que é fiscalizar as rodovias federais.
Os COEs regionais foram avisados da decisão nesta sexta-feira (13/1). Porém, a extinção só deve ocorrer de fato no fim do mês, próximo dia 24 de janeiro.
O objetivo dos COEs era atuar em situações de emergência que demandassem convocação rápida. Porém, quando não havia necessidade de operações específicas, o efetivo lotado nos comandos ficava subutilizado.
Com a extinção dos COEs regionais, os servidores serão redistribuídos para os COEs estaduais. Ou seja, os estados devem ser reforçados.
A mudança estratégica na PRF ocorre na semana em que o Ministério da Justiça e Segurança Pública comanda a gestão de crise institucional após bolsonaristas radicais viajarem até o Distrito Federal, invadirem e depredarem o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF).
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.