Funasa realiza audiências em municípios com alta infestação do Aedes aegypti
As audiências visaram discutir a situação da transmissão da Dengue, Shicungunya e Zica Vírus, nos municípios e debater como estão sendo as atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti.
No período de 21 a 24 de março, a Superintendência Estadual da Funasa (Suest/RN), por meio dos técnicos do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), Israel Lucas de Souza e Gilza Vidal de Negreiros Lima, esteve na Região do Seridó Potiguar – apoiando a Secretaria de Estado e de Saúde Pública (Sesap) – quando realizou Audiência Públicas, envolvendo os autoridades, profissionais de saúde, sociedade organizada e estudantes.
As audiências foram realizadas nos municípios de Parelhas e São João do Sabugi, a 249Km e 302 Km de Natal, respectivamente. Na ocasião foram apresentados palestras educativas, e um vídeo sobre a reprodução do Aedes aegypti – desde a fecundação a vida adulta. Na programação contou também, um debate sobre a situação da epidemia da Dengue e Shicungunya, que atinge a população desses municípios, e como está sendo realizada a pelos agentes de endemias nos municípios.
Os técnicos da Funasa reforçaram a necessidade dos municípios intensificarem as ações educativas, com o intuito de envolver todo os setores de atividade dos municípios, nos cuidados básicos no combate ao mosquito transmissor das doenças (Dnegue e Shicungunya e Zika Vírus).
Para o Superintendente Estadual, Antônio Barbosa, ” a participação ativa da população no combate ao Aedes aegypti, é fundamental. Uma vez que, sem a cooperação da população junto aos órgãos, é inevitável a erradicação do mosquito”.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.