General americano prevê guerra com a China em 2025
Com o aumento das tensões em torno de Taiwan em 2022, o alto comando das forças militares dos Estados Unidos estima que o país entrará em guerra com a China em 2025, daqui a dois anos.
A previsão, antes considerada uma teoria conspiratória, foi feita pelo general Mike Minihan, chefe do Comando de Mobilidade Aérea dos EUA, em memorando interno vazado nas redes sociais e confirmado pelo portal The Drive com a Força Aérea americana.
“Eu espero estar errado. Mas meu instinto diz que nós vamos lutar em 2025”, diz Minihan no documento oficial, publicado na última sexta-feira (27/1).
No texto, o líder militar relembra que as eleições em Taiwan ocorrerão em 2024, o que pode dar ao governo chinês um motivo para invadir o território vizinho.
“As eleições nos EUA [também] são em 2024 e oferecerão ao Xi uma América distraída. O time de Xi, suas razões e oportunidades estão todas alinhadas para 2025”, argumentou o oficial, referindo-se a Xi Jinping, presidente chinês.
Após fazer a previsão, Minihan afirmou que, ao longo de 2023, sua equipe seguirá treinamentos e protocolos que preparem os militares para o confronto.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.