Grupo Teatral sabugiense tem estreia dia 23

A partir deste mês de agosto acontece a etapa Florescer do Projeto Trapiá Semente, com estreia dos grupos de teatro em cinco municípios do Seridó: São João do Sabugi, Tenente Laurentino Cruz, Serra Negra do Norte, Jardim do Seridó e Timbauba dos Batistas.

São João do Sabugi é o primeiro município a florescer nesta reta final da edição Trapiá Semente de 2024. Com o espetáculo “O Inventor na Terra das Artes” o Grupo de Teatro Flor de Mandacaru estreia dia 23, às 18h30, no Espaço de Eventos Manoel Leandro. Antes da estreia, acontece o ensaio geral dia 17, às 19h, no CRAS Maria Etelvina da Silva.

O espetáculo homenageia João Delmiro de Medeiros que foi maestro da Filarmônica Honório Maciel, e era um inventor a frente de seu tempo. Em 1940, ele conseguiu gerar energia na sua casa, a partir de um cata-vento e com esse cata-vento também descopava arroz, milho, e pilava o sal bruto e o café. João Delmiro fazia instrumentos de cordas, onde até a lixa para acabamento, ele produzia com papel, cola e areia do rio.

“No grupo de teatro, o ambiente é muito acolhedor, e não me vejo fora do grupo. Vou interpretar o personagem João Delmiro e nunca fiz nada igual, porque antes eu fiz peças com personagens do catolicismo. No teatro, você está com amigos e tem uma bagagem de ensinamentos. Eu era muito tímido e hoje falo em público sem timidez, como antes”, diz Francisco Galvão Neto, de 17 anos.

O Projeto Trapiá Semente chegou em São João do Sabugi em março e vem realizando oficinas para formação do grupo teatral, com a arte educadora Maciene Lins e adolescentes. O projeto é realização da Associação Cultural Trapiá, de Caicó, através da Lei Câmara Cascudo.

“Vamos contar a história de João Delmiro de Medeiros, “O Inventor da Terra das Artes” , que era inventor daqui, de São João, nos anos 40, e era muito criativo e inteligente. Esperamos que o público goste e compreenda a história de vida dele, e sobre o que ele realizou”, disse Maciene Lins, arte educadora.

O patrocínio é do Governo do RN, Secretaria Estadual de Cultura, Fundação José Augusto, Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern. A produção é da Mapa Realizações Culturais e conta com apoio das Prefeituras Municipais.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.