Homens e Logística da Força Nacional chegam ao Ceará para conter crise do Sistema Penitenciário

0

A tropa da Força Nacional de Segurança chegou ao Ceará na noite desta quinta-feira (26). Ao todo, 120 profissionais atuarão nos presídios do estado após rebeliões registradas no último fim de semana. Apresença da Força Nacional foi solicitada pelo governador Camilo Santana ao ministro da Justiça, Alexandre Moraes, para conter a crise no sistema prisional.

Os policiais chegaram em 18 viaturas, um ônibus e um microônibus e devem permanecer no estado por 15 dias, podendo ser prorrogado de acordo com a necessidade. Eles saíram na última terça-feira (24), da cidade de Gama, no Distrito Federal, onde está localizada a base de treinamento.

“A Força Nacional veio para apoiar a operação na questão de restituição e preservação da ordem. Vamos seguir um planejamento dos órgãos de segurança local”, afirma o capitão Franciel Sobral. A tropa deve participar de uma série de reuniões nesta sexta-feira (27) com o governo estadual, 10ª Região Militar, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Ceará e Ordem dos Advogados do Brasil.

A última vez em que a Força Nacional foi solicitada no Ceará foi no segundo turno das eleições, em 26 de outubro de 2014. O pedido de reforço partiu do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) após denúncias feitas pela ex-governador Cid Gomes de que “uma milícia dentro da polícia” estaria atuando no estado, para facilitar o esquema de crimes eleitorais.

A Força Nacional é composta por policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e peritos. Ela foi criada em 2004 para atender às necessidades emergenciais dos estados, em questões onde se fizerem necessárias a interferência maior do poder público ou for detectada a urgência de reforço na área de segurança. A tropa é formada pelos melhores policiais e bombeiros dos grupos de elite dos Estados, que passam por um rigoroso treinamento no Batalhão de Pronta Resposta (BPR).

Fonte: Tribuna do Ceará

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.