Horário de verão vai voltar? Veja o que diz Ministro de Lula sobre a medida que impacta no hábito do brasileiro

O horário de verão vai voltar? Devido à crise hídrica, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou que uma das alternativas do Governo seria uma volta desse método que acostumou os brasileiros desde de 1985 a 2018 – último ano em que foi adotado a medida.

Para o ministério de Lula, a volta da medida é uma forma de reduzir os impactos da atual crise hídrica sobre o setor elétrico. No entanto, para a medida ser adotada, ela depende de uma decisão política do governo.

“É aquele horário que o cidadão vai para casa, liga o ar-condicionado, liga o ventilador. Ele vai tomar banho, vai tomar todo mundo quase que junto, abre a televisão para assistir um jornal, para poder assistir um filme, e naquele horário nós temos um grande pico, e é exatamente no momento onde nós estamos perdendo as energias intermitentes”, disse.

O que o Governo espera é que o horário de verão poderia ajudar a operação dos sistema elétrico ao mudar o pico de consumo, que é comum no início da noite.

Uso das termelétricas

A forte seca está causando uma menor geração de energia por parte das usinas hidrelétricas, que dependem da água. Por conta disso, é necessário acionas mais termeléticas, que são mais caras e que poluem muito mais para atender à demanda da população.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.