Hospitais Rafael Fernandes e São Luiz, em Mossoró, já contam com novos leitos Covid
Foto: Sesap-RN
O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), continua trabalhando para ampliar a rede assistencial no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Nesta quinta-feira (4), foram abertos cinco leitos de UTI Covid no Hospital São Luiz, em Mossoró, além de 16 leitos clínicos no Hospital Rafael Fernandes.
Para abertura dos leitos no Hospital São Luíz, o Governo do Estado firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município de Mossoró, arcando com 70% dos custos dos leitos e a prefeitura com os 30% restantes. Além dos cinco leitos de UTI já em funcionamento nesta quinta-feira (4) e cadastrados no Sistema Regula RN, outras cinco UTIs serão abertas este final de semana na unidade. Já no Hospital Rafael Fernandes foram abertos, hoje, 16 leitos clínicos Covid. Esta unidade já conta com 10 leitos de UTI Covid funcionando.
“A Região do Oeste foi a primeira que teve suas taxas de ocupação em 100%, em relação aos leitos críticos. Nós estamos fazendo a expansão e os leitos também já foram disponibilizados no sistema Regula RN. A pandemia não acabou! A situação vivenciada no país e no estado do Rio Grande do Norte é bastante crítica e preocupante. Continuamos estruturando a nossa rede assistencial, anunciamos um conjunto de medidas para que possamos aumentar o distanciamento social e que a transmissibilidade possa realmente cair”, disse a secretária adjunta da saúde, Maura Sobreira.
Além de Mossoró – que ficará com 133 leitos entre clínicos e críticos para atender as demandas Covid -, outros municípios da Região Oeste e do Vale do Açu também estão sendo contemplados com novos leitos Covid. Hoje (4) em Pau dos Ferros foram abertos mais dois leitos de UTI Covid, além dos três já abertos na semana passada, totalizando 15 leitos de UTI Covid na unidade. E no Hospital Regional de Assu, serão abertos 6 leitos clínicos Covid neste final de semana.
A Sesap está trabalhando para a organização dos leitos devidamente equipados e com equipes montadas.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.