Insa articula criação de Gabinete Regional da Palma para disseminar variedades resistentes à pragas
O Gabinete Regional da Palma é uma iniciativa do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), por meio da coordenação do projeto de Revitalização da Cultura da Palma Forrageira, os pesquisadores Jucilene Araújo (Insa) e Daniel Duarte (Insa-UFPB).
No último dia 16 de fevereiro, foi realizada na cidade de Jaçanã (RN), a primeira reunião para criação do projeto Gabinete Regional da Palma. A iniciativa tem como objetivo a formação de sementeiras de variedades de palma resistente à Cochonilha-do-Carmim, que ajudará no combate à pragas que atacam essa forragem na região do Semiárido brasileiro.
O Gabinete é resultado de um desdobramento da ação do Projeto de Revitalização da Cultura da Palma Forrageira, desenvolvido pelo Insa no Semiárido paraibano. O projeto alcançou importantes impactos nas áreas sociais, econômicas e ambientais para a população da região. Com a criação do Gabinete Regional, será possível ampliar o alcance para que um maior número de produtores rurais tenha acesso às variedades de palma resistente à pragas como a Cochonilha-do-Carmim.
A articulação para a criação do Gabinete integra as prefeituras dos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, além de diversas organizações civis. Dentre os parceiros estão às secretarias de agricultura dos municípios potiguares de Jaçanã (RN), Coronel Ezequiel (RN) e Nova Floresta (PB). Também participam a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Empreendimento da Agricultura Familiar na Região do Trairi Potiguar (Coopercacho), Associação de Produtores de Caprinos e Ovinos de Nova Floresta (APICONF), Sindicatos e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC).
Segundo Ismael Romão, que integra a comissão organizadora do Gabinete em Jaçanã (RN), esse é o primeiro projeto da região voltado para disseminação dessas espécies de palma, e beneficiará agricultores de ovinos, caprinos e bovinos dos municípios que fazem parte do projeto. Próximos passos As próximas ações do Gabinete Regional de Palmas acontecerão em parceria com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (IDIARN), onde serão ministradas palestras com o intuito de informar os agricultores sobre a Cochonilha-do-Carmim. Posteriormente serão adquiridas raquetes de palma para confecção de sementeiras, que serão distribuídas aos agricultores.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.