Insa e UEPB articulam parceria para análise da qualidade da água das chuvas

No último dia 23, aconteceu uma reunião entre o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), para o planejamento de uma parceria entre as instituições, que terá como objetivo desenvolver um estudo de acompanhamento e análise da qualidade de água das chuvas.

Por meio dessa parceria, os pesquisadores da UEPB passarão a estudar técnicas de tratamento de baixo custo para o controle da qualidade de água das chuvas armazenada em reservatórios do Insa, com capacidade para armazenar mais de mil metros cúbicos.

De acordo com Salomão Medeiros, a intenção é, no futuro, levar até os pequenos municípios do Semiárido brasileiro a mesma técnica de observância da qualidade da água.

“Vamos montar o projeto para avaliação e Insa e UEPB articulam parceria para análise da qualidade da água das chuvas acompanhamento o mais rápido possível, já que essa é uma demanda muito importante pelo momento que estamos passando de escassez de água”, destacou Medeiros.

Já segundo a professora Weruska Brasileiro, o sistema de armazenamento construído no Insa é de grande captação e por isso é preciso estabelecer quais são os mecanismos mais adequados para a eficiência das atividades.

“Estamos próximos de finalizar o projeto da estação de tratamento de água da UEPB, que possibilitará indicar qual tipo de tratamento é mais adequado, como também observar os padrões de potabilidade da água”, afirmou Weruska.

Com essa avaliação será possível saber qual a condição da água das chuvas armazenada no Insa, e assim elaborar estratégias de soluções caso sejam encontrados problemas.

DA ASSESSORIA

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.