Insegurança em Olinda faz tradicional bloco cultural cancelar apresentação
Marcado tradicionalmente para acontecer na noite de quarta-feira de cinzas (1º) na Rua da Boa Hora, no bairro do Varadouro, em Olinda, o Encontro de Boizinhos da Rua da Boa Hora foi cancelado. A falta de segurança pública no local levou a coordenação do encontro a suspender a festa na rua.
As brigas e assaltos ocorridos durante o carnaval na rua foi o motivo do cancelamento da festa, segundo a organizadora Virgínia Airola. “Enviamos há mais de um mês um ofício para a Prefeitura de Olinda e para a Polícia Militar solicitando policiamento para a festa, mas não obtivemos retorno até agora. Então, para não colocar em risco a vida dos brincantes, preferimos cancelar a festa na Rua da Boa Hora com nossa organização”, lamentou Airola.
Entretanto, através das redes sociais, integrantes de grupos de bois afirmaram que a festa irá acontecer em frente à Prefeitura de Olinda. O G1 tentou entrar em contato com um organizadores de grupos de bois, mas não obteve retorno.
Por meio de nota, a Prefeitura de Olinda informou que o secretário de Patrimônio e Cultura do município, Gilberto Sobral, disse que “todas as demandas solicitadas dentro do prazo para carnaval deste ano foram atendidas”. Ainda comunicou que devido à decisão dos organizadores em mudar o local do Encontro dos Boizinhos, o evento não é considerado mais oficial do carnaval da cidade, mas não há impedimento para a realização da manifestação cultural.
Procurada pelo G1, a Polícia Militar destacou que o caso de brigas na Rua da Boa Hora foi controlado por patrulhas e reforço de viaturas.
Sobre o encontro
Iniciado em 2000, o Encontro reúne tradicionalmente mais de dez bois de várias cidades do estado de Pernambuco na Rua da Boa Hora, entre eles o Boi da Macuca, o Teimoso, o Cara de Sapo, o Cupim e o Cara Pintada. A festa sempre acontecia das 18h às 0h.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.