Irapoã: vereadores e suplentes serão fundamentais no 2º turno
Os vereadores do Republicanos eleitos em Natal, além daqueles que ficaram como suplentes, deverão exercer um papel fundamental no fortalecimento da candidatura de Paulinho Freire (União Brasil) para o 2º turno das eleições. É o que avalia Irapoã Nóbrega (Republicanos) , eleito vereador com 7.760 votos e ex-titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) na capital. A informação foi repassada durante entrevista ao Ligado nas Cidades, da Jovem Pan News Natal, no fim da manhã desta terça-feira (8).
Além de Irapoã Nóbrega, outros três candidatos do Republicanos foram eleitos para ocupar uma cadeira na Casa legislativa da capital: Daniel Rendall (7.417), Kleber Fernandes (5.334 – reeleito) e Léo Souza (5.435). Na avaliação do vereador eleito, o cenário pode ser atribuído a composição das nominatas, resultando em uma renovação natural das cadeiras.
Para o segundo turno, somado ao apoio dos vereadores eleitos à candidatura de Paulinho Freire (União Brasil), os suplentes também devem participar da atual etapa de fortalecimento da campanha. Isso porque muitos deles vinham apoiando o deputado federal na disputa e há possibilidade de diálogos junto ao candidato para que sigam nesse caminho.
No que se refere às mudanças gerais na Câmara de Natal, Irapoã pontua que o cenário acompanha uma maior fiscalização da população sobre as pautas que integram a cidade. Por conta disso, lembra, é fundamental saber separar as atribuições de prefeito e vereador. “Em todas as minhas reuniões, eu nunca prometi o que não posso fazer. Eu passei cinco anos na Semsur e tudo que conversei com a população deixei feito”, complementa.
Irapoã Nóbrega não é a primeira figura pública a ocupar o cargo de titular da Semsur e, após um período na pasta, se candidatar e alcançar a eleição como vereador em Natal. Antes dele, o vereador Raniere Barbosa (União Brasil) exerceu a liderança da secretaria entre 2007 e 2008 antes de ocupar uma cadeira na Câmara de Natal.
Para Irapoã, o contexto pode ser explicado pela maior proximidade dos titulares da Semsur com os serviços que atendem a população. Entre as obrigações da pasta, estão normatizar e fiscalizar o comércio ambulante; projetar obras e serviços de interesse metropolitano e promover política de gestão para revitalizar as feiras livres.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.