Lava Jato pode impedir candidatura de Lula em 2018
O ex-presidente Lula pode ser alvo de uma ação civil de improbidade administrativa na Operação Lava Jato, que tem como uma das punições a proibição de disputar eleições.
Segundo a Folha de S. Paulo, ele pode ser acusado nesse tipo de processo caso se comprove que empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras pagaram custos das obras do sítio frequentado por ele em Atibaia, em São Paulo, no final de 2010, quando ainda era presidente, para beneficiá-lo ilegalmente.
Cinco ações de improbidade com pedidos de decretação de inelegibilidade por até dez anos contra acusados já estão em curso na Lava Jato.
A defesa de Lula busca desvincular as situações relativas ao sítio do período em que ele ainda exercia o mandato de presidente. Os advogados do ex-presidente alegaram, em petição ao Supremo Tribunal Federal, que o imóvel foi comprado por amigos do petista para uso compartilhado com a família dele, mas que Lula só soube da aquisição em janeiro de 2011.
Um caso que pode influenciar a eventual ação contra Lula é a atuação do então assessor da Presidência Rogério Aurélio Pimentel no pagamento em dinheiro vivo de serviços e materiais usados nas obras.
Política Mais Cedo
1 Comentário
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Inácio Auguto de Almeida
mar 3, 2016, 4:44 pmSe estar condenado por prática de ato de improbidade proibisse o político de ser candidato a vereadora mossoroense, Izabel Montenegro, não estaria em plena campanha em busca da reeleição. Estar condenado por prática de improbidade não impede nem que o político continue exercendo cargo eletivo.
Somente se for condenado em 2ª instância é que o político é afastado do cargo ou fica impedido de ser candidato. Nossas leis são lindas. São ou não são?
Só para exemplificar: Os recursos SAL GROSSO, que mantém no cargo a vereadora mossoroense, Izabel Montenegro, se arrastam há anos e anos e as pessoas falam que só após a passagem do cometa Halley, 2061, ou a duplicação da BR-304 é que serão julgados. Até carta apelo ao Presidente do Tribunal de Justiça do RN para que os recursos SAL GROSSO fossem julgados eu já fiz e publiquei neste blog. Fiz esta carta apelo pelo péssimo que é dado aos jovens ver uma condenada por prática de improbidade votando leis.
Pela lerdeza da justiça, mesmo o Lula sendo condenado por improbidade, claro que vai recorrer, acredito que possa ser candidato em 2018.
Se vai ganhar aí são outros quinhentos.