Lei da Cultura Oceânica é sancionada, e Deputada Terezinha Maia destaca impacto na educação ambiental

A governadora Fátima Bezerra sancionou a lei que institui a promoção da Cultura Oceânica na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. A iniciativa é de autoria da deputada estadual Terezinha Maia (PL) e foi aprovada na Assembleia Legislativa, representando um avanço significativo na conscientização sobre a importância dos oceanos para a vida no planeta.

A nova lei tem como objetivo promover a compreensão dos princípios essenciais e conceitos fundamentais que permitem entender a influência do oceano sobre as pessoas e a nossa influência sobre ele. “A promoção da Cultura Oceânica ocorrerá a partir das propostas e estudos do Currículo do Estado, por meio dos componentes curriculares já presentes, desde a educação infantil até o ensino fundamental e educação de jovens e adultos, nas instituições de educação da rede estadual, como um objeto de estudo integrador de diferentes conhecimentos”, destaca o texto da legislação.

Para a deputada Terezinha Maia, a sanção da lei é uma conquista para o estado e uma oportunidade de fortalecer a educação ambiental. “A cultura oceânica é o conhecimento sobre a importância do oceano para a vida no planeta e o impacto das nossas ações nesse ecossistema. O oceano cobre mais de 70% da Terra, regula o clima, fornece oxigênio, abriga uma biodiversidade incrível e impulsiona a economia”, ressaltou a parlamentar.

A Secretaria de Educação do Estado tem um prazo de 90 dias para regulamentar a lei e definir as diretrizes para sua implementação nas escolas da rede estadual. Com essa medida, o Rio Grande do Norte se torna um estado pioneiro na inserção da Cultura Oceânica no ambiente escolar, promovendo uma formação mais consciente e sustentável para as futuras gerações.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.