Leilão do 5G pode abrir caminho para entrada no país de novas empresas de telefonia móvel

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O leilão do 5G, a nova geração de internet móvel, começa nesta quinta-feira (4) com a expectativa de abrir caminho para a entrada de novas empresas no mercado de telefonia móvel do país, avaliam especialistas em telecomunicações consultados pelo g1 e representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Esse movimento se deu após a Oi ter vendido seu braço de telefonia móvel para uma aliança formada por Claro, TIM e Telefônica (dona da marca Vivo), o que levou à redução no número de empresas competindo neste mercado.

A venda aconteceu em dezembro do ano passado e ainda está sob análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Na semana passada, 15 empresas e consórcios apresentaram propostas à Anatel para participar do leilão do 5G.

Do total, cinco empresas já prestam serviços de telefonia móvel (Algar Telecom, Claro, Sercomtel, Vivo e TIM). As outras dez são potenciais estreantes no mercado de serviços móveis, caso arrematem algum dos lotes do leilão.

“Estamos no momento mais revolucionário do setor desde a privatização. Tínhamos um monopólio e abrimos para vários. Esses vários foram se aglutinando, se consolidando. E agora estamos em um novo momento de expansão do mercado, a partir do leilão do 5G”, afirmou na semana passada Abraão Balbino e Silva, superintendente de Competição da Anatel e presidente da comissão especial que organiza a licitação do 5G.

“Fala-se que a competição no Brasil está em risco pela saída de uma grande operadora [a Oi]. Ora, se sai um operador e entram outros dez querendo participar de licitação, na verdade temos é sede por competição” completou Balbino e Silva.

Ari Lopes, analista sênior da consultoria Omdia, também acredita que o leilão vai abrir caminho para novas empresas de telefonia móvel. “Até pela quantidade e variedade de proponentes, um dos objetivos da Anatel, que era abrir mercado para novos concorrentes, deve ser atingido.” Veja mais AQUI

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.