Mãe caicoense conta como conseguiu criar o filho e conciliar família e trabalho
A história da caicoense foi contado ao G1
Carla Diniz, 39 anos, viu a vida dar uma reviravolta há 15 anos, após se divorciar do marido. Trabalhando durante o dia e sem ter com quem deixar o filho, contratou uma babá, que foi despedida poucos meses depois por maus tratos. Preocupada em não deixar o garoto sozinho, não pensou duas vezes e o matriculou em uma creche.
O pequeno não se adaptou e a convite dos pais, a recepcionista do escritório do Plano Sempre optou em levar o pequeno Gabriel Matias para morar com os avós em Caicó, distante 282 quilômetros de Natal. “A decisão não foi fácil, mas eu sabia que ele estava em boas mãos”, diz.
O tempo passou e o primogênito continua morando na capital seridoense. A distância não prejudicou a relação entre mãe e filho que, diariamente, comunicam-se pelas redes sociais e, vez ou outra, encontram-se pessoalmente para minimizar a saudade, principalmente em datas comemorativas, como no Dia das Mães. Atualmente, Carla Diniz colhe os frutos de ser trabalhadora e chefe de família. “Sempre pensei no melhor para nós dois. Até hoje garanto os melhores estudos, saúde, conforto e, claro, amor de mãe. Agora, compartilho com ele a alegria de ter sido promovida de recepcionista para secretária executiva em 10 meses de carteira assinada”, comemora.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano 2000, as mulheres comandavam 24,9% dos 44,8 milhões de domicílios particulares. Em 2010, o número saltou para 38,7% dos 57,3 milhões de residências, enquanto que na área rural, o número chega a 24,8%.
Algumas das explicações para o aumento no número de mulheres chefes de família são a inserção no mercado de trabalho, a procura por escolarização e a busca pelo empoderamento feminino. É o exemplo de Raimunda Henrique Rodrigues, 42 anos. Depois que se divorciou do marido há seis anos, decidiu dar uma guinada na vida e ser protagonista do próprio destino.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.