Mantida a previsão e água do São Francisco deve chegar à PB até o 1º semestre de 2017
Está mantida a previsão e a água da transposição do Rio São Francisco deverá chegar à Paraíba em dezembro deste ano ou até o primeiro semestre de 2017. A informação foi reforçada nesta segunda-feira (1º) pelo secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional (MI), Osvaldo Garcia.
A água deverá ser levada até a barragem Engenheiros Ávidos, em Cajazeiras, a 468 km de João Pessoa. Atualmente, o reservatório tem apenas 6% da capacidade.
“A água que vai chegar é suficiente para abastecer 3 milhões de pessoas. Com isso, a possibilidade de que elas não disponham desse bem natural para consumo será zerada. Isso chama segurança hídrica. E vai permitir que os demais recursos hídricos do estado sejam utilizados para o desenvolvimento econômico e social da região”, afirmou Garcia. A barragem Engenheiro Ávidos vai abastecer a Paraíba e a água seguirá o curso do Rio Piranhas-Açu até o Rio Grande Norte.
Com capacidade de acumular até 255 milhões metros cúbicos de água, o reservatório é um dos 24 para os quais o Ministério da Integração, por meio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), tem elaborado estudos e projetos-executivos para recuperação. O Portal Correio informou que o investimento nos projetos é de R$ 22 milhões. “Já o valor estimado para recuperação dessas 24 barragens é da ordem de R$ 370 milhões”, disse Osvaldo Garcia.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.