Márcia Maia chama atenção para a situação do artesanato potiguar
A deputada estadual Márcia Maia (PSB) chamou atenção, durante sessão ordinária desta quarta-feira (15), para a situação do artesanato potiguar. Segundo dados do Ministério da Cultura, o Brasil tem em média 8,5 milhões de artesãos.
“O número de artesãos no Brasil é mais que suficiente para se exigir políticas públicas para o setor. A profissão precisa conquistar uma posição de destaque junto ao poder público”, disse Márcia Maia.
A deputada aproveitou a ocasião para convidar os deputados a participarem da audiência pública, proposta pela parlamentar, que será realizada na tarde desta quarta-feira (15), a partir das 15h reunindo parlamentares, Poder Público e representantes do setor para debater a situação do artesanato no estado.
A iniciativa de realizar o encontro foi motivada pelas constantes reclamações dos profissionais que atuam na área sobre falta de apoio na comercialização dos produtos, que resultou em redução drástica do número de feiras no RN. Além disso, o fim de programas de qualificação profissional voltada para o artesão e a formação técnica pelo Estado também são pontos que estarão em discussão.
Para Márcia, o investimento em artesanato garante, não apenas emprego e renda para a população da capital e do interior, mas também oferece a chance de divulgação da cultura do Rio Grande do Norte para o país e o mundo.
De acordo com o Sindicato dos artesãos, existem cerca de 10 mil profissionais cadastrados no Rio Grande do Norte, porém mais de 40 mil dependem da profissão para viver.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.