Márcia Maia recebe homenagem póstuma a Wilma de Faria por criação da Famuse em Caicó
A ex-governadora Wilma de Faria foi homenageada de forma póstuma na noite desta quinta-feira (27) em Caicó, através da filha e deputada estadual Márcia Maia, pelo Comitê Regional das Associações de Cooperativas Regionais do Seridó (Cracas) pela criação da Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (Famuse).
A homenagem aconteceu na Ilha de Sant’Ana, no Pavilhão da Feira que já está em sua 34ª edição, e contou com a participação de artesãos de toda a região, autoridades municipais, dentre outras. Na solenidade, coube à deputada Márcia Maia receber a honraria em nome da mãe.
“É uma honra receber essa homenagem em nome da minha mãe e ex-governadora Wilma de Faria. Uma mulher que via no artesanato não apenas um legado cultural, mas uma atividade econômica capaz de sustentar famílias, promover a independência econômica e colaborar com o desenvolvimento das regiões”, afirmou Márcia Maia, que foi titular da Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), responsável por administrar e promover a política estadual do artesanato no RN e que já havia sido gerida por Wilma de Faria anos atrás.
A escolha pelo nome da ex-governadora para receber a homenagem foi realizada pelos integrantes do próprio Cracas em razão da importância de Wilma de Faria para a promoção e organização da cadeia produtiva do artesanato potiguar. Ela, inclusive, foi uma das fundadoras da Famuse, criada em 1983, quando ela era titular da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (STBS), atual Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social.
“Essa homenagem é porque ela deixou um grande legado para o artesanato, não só na região Seridó, mas em todo o estado. Ela promoveu a organização da categoria, cursos, divulgação, impulsionou a comercialzação e foi uma das fundadoras da Famuse. Foi unânime e é mais que merecida a homenagem”, destacou a presidente do Cracas, Arlete Silva Andrade.
A Famuse foi aberta na quarta-feira (26) e segue até o próximo domingo na Ilha de Sant’Ana, em Caicó.
Promoção do artesanato
A deputada estadual é responsável pela autoria da lei, na Assembleia Legislativa, do Selo de Qualidade e Autenticidade. A proposta busca reconhecer a produção do artesão local através de produtos elaborados com qualidade adequada e certificando a procedência do artesanato potiguar que circula pelo Brasil e pelo mundo.
“O propósito foi reforçar a identidade da produção artesanal do nosso estado e garantir qualidade daquilo que é produzido e comercializado. É a defesa da nossa cultura, da nossa identidade enquanto povo, da nossa economia e do artesão”, defendeu.
A parlamentar tem, de maneira recorrente, discutido com o segmento possíveis iniciativas que possam oferecer condições melhores para impulsionar a produção e difusão do artesanato produzido no estado no próximo Rio Grande do Norte e até mesmo no país. Ela, inclusive, foi responsável pelo diálogo entre a cadeia produtiva, comerciantes e o Governo do Estado para garantir a aprovação do Programa do Artesanato do Rio Grande do Norte (PROARTE-RN).
A proposta tem por finalidade fortalecer e fomentar o desenvolvimento do artesanato potiguar e teve os termos do projeto definidos a partir do diálogo e das contribuições parlamentares para oferecer o incentivo necessário a impulsionar a atividade no estado. O projeto aguarda sanção do Governo do Estado.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.