Ministério Público do Trabalho participa da 1ª Semana da Pessoa com Deficiência no RN
Natal (RN), 22/09/2016 – Para marcar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (PcDs), 21 de setembro, a procuradora do Trabalho Izabel Christina Queiróz Ramos participou de evento organizado pela Subcoordenadoria para Inclusão das PcDs do Rio Grande do Norte (Corde) e Conselho Estadual dos Direitos das PcDs (Coed), como parte das atividades da 1ª Semana da PcD no estado. A programação durou o dia todo e aconteceu no shopping Via Direta, em Natal.
“Iniciativas como essa são muito importantes para conscientizar a população de que a inclusão é dever de todos e a luta por direitos e respeito às PcDs é diária”, destaca a procuradora, titular da Coordenadoria de Promoção da Igualdade e Eliminação da Discriminação no Ministério Público do Trabalho do RN (MPT/RN), que coordena o Fórum Pró-Inclusão, com reuniões mensais na sede do órgão.
Além de reunir diversas instituições de apoio às PcDs, a praça do chafariz do shopping recebeu apresentações musicais que animaram o público presente, com destaque para a participação do grupo de coral da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade – APABB, que conta com integrantes com Síndrome de Down.
Encerrando a semana, amanhã, 23 de setembro, a procuradora participa de homenagem aos atletas paralímpicos potiguares, realizada em sessão solene na Câmara Municipal de Natal, a partir das 16 horas. Os atletas conquistaram cinco medalhas nas Paralimpíadas de 2016, além de boas colocações entre os melhores do mundo nas categorias em que não obtiveram medalhas.
Para a procuradora, isso demonstra o quanto essas pessoas conseguem superar limites, além das barreiras físicas, arquitetônicas e atitudinais que são impostas. “Não é a pessoa com deficiência que precisa se adaptar ao ambiente em que vive ou trabalha, mas o ambiente é que precisa se adequar às PcDs, para promover sua inclusão de fato na sociedade”, conclui.
Assessoria de Comunicação (Carolina Villaça)
Ministério Público do Trabalho no RN
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.