Ministro de Temer destaca papel da Justiça do Trabalho na garantia dos direitos do trabalhador
“A Encíclica Rerum Novarum, que completa 125 anos, é reconhecida como a Carta Magna dos Trabalhadores e contribuiu como um dos pilares na construção da legislação trabalhista no Brasil. Nossa presença no Tribunal Superior do Trabalho tem esse propósito, homenagear os princípios da Social Democracia Cristã e das Constituições Sociais no mundo, além de reconhecer o papel da Justiça do Trabalho, na promoção da dignidade do trabalhador”.
A declaração do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira foi feita nesta terça-feira (17), ao participar da cerimônia de atribuição do nome Papa Leão XIII, ao salão nobre da presidência do TST. Ao lado do presidente do Tribunal, ministro Ives Gandra Martins Filho, o ministro do Trabalho destacou o protagonismo de Leão XIII, como uma voz que se levantou em defesa dos trabalhadores. “O Brasil vive um momento em que as expectativas precisam ser distensionadas e essa inspiração do TST, fundamentada nestes princípios é fundamental para o país”, enfatizou Ronaldo.
Para o ministro Ives Gandra Martins o momento é de estreitar laços com o Ministério do Trabalho, fortalecendo as ações conjuntas, com vistas à superação da crise econômica. “Nós temos que encontrar caminhos que protejam efetivamente o trabalhador, não só no papel. Significa que é preciso ter uma visão mais flexível, mais eclética nas formas de proteger o trabalhador, com possibilidade de um prestígio maior à negociação coletiva, diante do contexto econômico que nós passamos”, salientou Ives Gandra.
Também participaram da cerimônia o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury e o Núncio Apostólico do Brasil, dom Giovanni d’ Aniello.
Da Assessoria de Imprensa para Blog Jair Sampaio
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.