Municípios do Seridó recebem oficinas sobre cajucultura e Garantia Safra
O Escritório Regional da Emater-RN em Carnaúba dos Dantas realizou visitas a agricultores beneficiários da Chamada Pública do Crédito Fundiário no Assentamento São José, localizado no município de Lagoa Nova, e Assentamento São Manoel, em Santana do Matos, nos últimos dias 22 e 23/09.
No assentamento São José, em Lagoa Nova, o extensionista rural Cleiton José de Oliveira ministrou oficina sobre fruticultura, especialmente voltada ao cultivo do caju. Os produtores aprenderam sobre a importância da correção do solo, variedades de caju, técnicas de manutenção dos pomares, poda, enxertia, pragas e doenças que afetam a espécie.
A capacitação teve conteúdo teórico e prático: o extensionista Cleiton José demonstrou as atividades de enxertia e poda, além de dar instruções de como tratar a resinose, praga que causa a murcha e morte das brotações emergentes, cuja base apresenta-se necrosada e escura.
A oficina foi realizada em atendimento à demanda dos próprios beneficiários, e contou com o apoio de Ana Maria Cordeiro, engenheira florestal, analista de extensão rural da Emater-RN e assessora regional da Chamada Pública do Crédito Fundiário, e dos técnicos Luiz Melo, Magno Fernandes e Francisco Silva.
SANTANA DO MATOS
Já no Assentamento São Manoel, em Santana do Matos, os agricultores receberam informações sobre o Programa Garantia Safra e renovação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). A equipe de extensionistas contou com o apoio do técnico local, José Assunção, para preencher os formulários a serem enviados à Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária (Seara), pleiteando a renovação.
Na ocasião, os produtores receberam os relatórios do Diagnóstico Rural Participativo e do Plano de Desenvolvimento da Unidade Produtiva, elaborados pelos técnicos da Emater que prestam assistência na localidade.
Os serviços de ATER destinados aos agricultores e agricultoras familiares beneficiários da Chamada Pública do Crédito Fundiário compreendem o planejamento, organização, execução e avaliação de atividades individuais e coletivas, com vistas ao desenvolvimento sustentável das Unidades Produtivas Familiares.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.