Natalense é premiada em “Oscar” da Fotografia Mundial
Paula Galvão, fotógrafa natalense especializada em fotografia de parto, acaba de conquistar uma premiação internacional com uma imagem única: o registro do nascimento da pequena Lara, ainda envolta no saco amniótico. A foto, feita durante o parto dos gêmeos Lucca e Lara, tornou-se emblemática ao capturar o raro momento em que o bebê nasce “empelicado”, ou seja, com a bolsa amniótica intacta. O clique garantiu o prêmio Inspiration Photographers, conhecido como o “Oscar” da fotografia.
Com mais de 20 anos de carreira, Paula já conquistou diversas premiações. Em 2019, quando completou 15 anos na fotografia de parto, ingressou na associação Inspiration Photographers e teve 12 fotos premiadas, além de duas menções honrosas. “Esse ano, entrei de novo na associação, mas foi só em abril ou maio, e até agora já foram oito fotos premiadas”, revelou. Paula soma, ao todo, 20 fotos premiadas e seis menções honrosas, além de um álbum com destaque especial. O retorno à associação, após um breve período fora, reforça sua presença entre os grandes profissionais da área.
Pelas redes sociais, a fotógrafa comemorou a premiação e agradeceu. “Mais uma foto premiada no Oscar da fotografia, o @inspirationphotographers_ Lara me deu este presente lindo, com este momento mágico para eu regsitrar! Obrigada a mamãe @raisarussani pela oportunidade do registro! Obrigada dra @kaline_ribeiro e dra @anacarolinaginecologista pela colaboração do angulo perfeito”, escreveu na legenda da publicação que já rendeu quase 5 mil curtidas e mais de 700 compartilhamentos.
A paixão pela fotografia está no sangue de Paula. “Meu avô, Jaeci Galvão, foi muito conhecido por registrar a história de Natal Antiga, uma foto de um lançamento de foguete na Barreira do Inferno, feita por ele, saiu em todos os lugares, inclusive no Guinness Book. Meu pai, Fred Galvão, meu irmão Fred Filho, e ter vindo de uma família de fotógrafos me ensinou primeiramente a ética profissional, tanto com os meus clientes quanto com os meus colegas, e muita responsabilidade além de pontualidade e organização”, contou Paula.
Pioneira na fotografia de partos no Rio Grande do Norte, Paula acredita ser uma das primeiras no Brasil e possivelmente no mundo. O caminho até o reconhecimento na fotografia de parto, porém, não foi simples. Paula enfrentou muitas barreiras para abrir as portas em maternidades e, por vezes, pensou em desistir de atuar nesse segmento. Em 2004, Paula fotografou seu primeiro parto, mas foi apenas dez anos depois que começou a ser reconhecida no mercado.
“Eu já entrei na internet, já procurei alguém que tenha 20 anos de fotografia de parto e desconheço. Eu me lembro que no hospital, quando eu entrava, parecia um ‘ET’ entrando, as pessoas ficavam indignadas, alguns médicos se questionavam de como era que o hospital permitia que eu entrasse para fotografar parto. Como assim? Para fotografar? Vai entrar numa sala de cirurgia para fazer fotos? Recebi muitos ‘nãos’ porque era uma ideia que parecia impensável e foi difícil convencer hospitais e pais. Hoje isso já acontece no mundo todo, graças a Deus”.
Com o tempo, a resistência foi se transformando em aceitação, e o trabalho pioneiro de Paula ajudou a mudar a forma como a fotografia de parto é vista e praticada. Hoje, a presença de fotógrafos em partos tornou-se comum, mas Paula foi uma das primeiras a mostrar ao mundo que esse momento íntimo e poderoso merece ser registrado. Paula, inclusive, está finalizando um livro para comemorar suas duas décadas na fotografia de parto, no qual revisita sua trajetória e o impacto de seu trabalho. A previsão é de que o livro seja lançado em outubro.
Sobre seu papel como inspiração para novas fotógrafas que também atuam na área, Paula ainda demonstra certa modéstia. “Eu não consigo imaginar que inspiro outras pessoas, mas que bom que, se for o caso, isso aconteça. “Eu não parei para pensar dessa forma, que eu inspiro outras pessoas, mas que bom que se for, que bom que isso aconteça”, encerra.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.