No Japão, alunos limpam até banheiro da escola para aprender a valorizar patrimônio
G1 – Enquanto no Brasil, escolas que “obrigam” alunos a ajudar na limpeza das salas são denunciadas por pais e levantam debate sobre abuso, no Japão, atividades como varrer e passar pano no chão, lavar o banheiro e servir a merenda fazem parte da rotina escolar dos estudantes do ensino fundamental ao médio.
“Na escola, o aluno não estuda apenas as matérias, mas aprende também a cuidar do que é público e a ser um cidadão mais consciente”, explica o professor Toshinori Saito. “Ninguém reclama porque sempre foi assim.”
Nas escolas japonesas, também não existem refeitórios. Os estudantes comem na própria sala de aula e são eles mesmos que organizam tudo e servem os colegas.
2 Comentários
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Jose
nov 11, 2015, 1:15 pmPais de merda esse nosso, corrupção, direitos humanos que sem logica nenhuma, pais de um povo que perde tempo protestando por cada tipo de me#$%, 65% da população e mal educada, e isso nao so e culpa do gonverno, saiba criar bem seus filhos para que amanhã eles nao estejam vendo essa tristeza que vemos hoje em dia.
paulo eduardo lucena
nov 11, 2015, 5:09 pmMelhor cultura do mundo