O que é o PIS/Pasep, usado por Temer para aquecer a economia

Começa no dia 22 de janeiro mais uma etapa de saques dos fundos do PIS e do Pasep  sob as novas regras definidas pelo governo. Em 2017, o presidente Michel Temer reduziu duas vezes a idade mínima para o saque do benefício numa tentativa de injetar dinheiro na economia, ainda abalada pela recessão, apesar das tímidas melhoras recentes.

O relaxamento das regras para saques foi feito em duas etapas. Primeiro, em agosto de 2017, o governo reduziu para 65 anos, no caso dos homens, e 62 para mulheres a idade mínima para ter acesso ao dinheiro.

Em dezembro, uma nova medida provisória, editada após o Congresso entrar em recesso, reduziu para 60 anos. Antes das mudanças de Temer só quem tinha mais de 70 podia sacar – ou em casos especiais como doença ou invalidez.

R$ 15 bilhões total disponibilizado para saques nas novas regras.

Temer quer colocar mais dinheiro na mão das pessoas para incentivar o consumo. São, ao todo, 12,5 milhões de idosos aptos a receberem os recursos.

Temer quer colocar mais dinheiro na mão das pessoas para incentivar o consumo. São, ao todo, 12,5 milhões de idosos aptos a receberem os recursos.

Com a medida, a equipe econômica espera ter um resultado parecido com o que teve no programa de saques do FGTS. Durante o primeiro semestre de 2017, o governo mudou as regras de acesso ao fundo e deu aos trabalhadores o direito de sacar dinheiro relativo a empregos passados. O consumo no país aumentou e foi um dos fatos preponderantes para o crescimento da economia no segundo trimestre do ano passado. Leia mais…

Por José Roberto Castro

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.