O que Fátima fará para acomodar aliados?
A governadora Fátima Bezerra segue sua agenda na Feira de Turismo de Lisboa (BTL), onde deve retornar ao Estado neste domingo (5). Na próxima semana, será um momento de pensar no que vai fazer para acomodar os ex-deputados Raimundo Fernandes (PSDB) e Vivaldo Costa (PV), há um mês, os primeiros suplentes do PSDB e da Federação PT/PV e PCdoB. Existia uma especulação de algum deputado assumir uma secretaria no Centro Administrativo em fevereiro, para abrir vaga na Assembleia Legislativa. Mas, entramos em março e até agora nenhum deputado sinalizou com uma licença.
Raimundo Fernandes que desde 2002 se reelege para deputado estadual, tendo apenas ficado de fora em duas oportunidades: em 1994 quando era presidente da Assembleia e aceitou concorrer ao Senado, ao lado do amigo, José Agripino Maia, numa chapa encabeçada por Lavoisier Maia, quer perdeu para Garibaldi Filho.
Na época, Raimundo aceitou o desafio, mas lançou a esposa Nirinha Fernandes, que foi eleita deputada com a oitava maior votação. Em 1998, Raimundo tentou voltar a Assembleia e ficou na suplência. Mas, retornou ao Legislativo em 2002, onde sai agora em fevereiro, depois de seu segundo insucesso eleitoral. Foram desde 1982 oito mandatos. Hoje, Raimundo tem 80 anos.
Vivaldo teve uma carreira mais extensa. Ele chegou ao Poder Legislativo em 1975, foi reeleito em 1982 e 1986. Em 1990, como presidente da Assembleia Legislativa, o Papa do Seridó foi escolhido para vice-governador na chapa vitoriosa com José Agripino. Em 1994, Vivaldo assumiu o Governo do Estado por nove meses e não concorreu, preferiu lançar a então cunhada, Ivonete Dantas, sendo a terceira mais votada.
Vivaldo retornou à Assembleia em 2002 e perdeu em 2006, ficando na suplência. Em 2010, consegue vitória, mas perdeu em 2014, e assumiu com a morte do então deputado Agnelo Alves. Foi reeleito em 2018, mas voltou a não ter sucesso em 2022, ficando na suplência aos 83 anos. E como fará a governadora para acomodar seus aliados?
Agora RN
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.