“O que vai ser feito é apenas uma limpeza de plantas aquáticas”, Procópio sobre “O Piranhas”
De acordo com José Procópio de Lucena, presidente do CBH, uma das deliberações de urgência será o contato feito pela Agência Nacional das Águas com o Exército Brasileiro para que o 1º BEC, sediado em Caicó possa ajudar recursos humanos na limpeza do Rio; que as prefeituras possam doar suas máquinas e que as entidades ajudem no processo de mobilização social.
“A limpeza do Rio será preliminar. Ela não vai fazer remoção de areia, porque precisaria de licença ambiental. O que vai ser feito é uma limpeza apenas de plantas aquáticas, que nasce dentro das águas do Rio e vai segurança a água, criando poços, evitando que essa água corra mais livremente. Dependendo da quantidade de pessoas, acho que em três dias concluiríamos essa limpeza”, afirmou José Procópio.
1 Comentário
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.
TARCíSIO CATARINA
set 9, 2015, 8:45 pmPREZADO SENHOR PROCÓPIO DE LUCENA, DEVE-SE OBSERVA O QUE SE CHAMA DE LEITO DO RIO, QUANDO EM ÉPOCA DE INVERSO, FICA DE BARREIRA A BARREIRA, OU ATÉ MESMO PROVOCANDO INUNDAÇÕES, ELEVANDO-SE ACIMA DE SUAS MARGENS. O RIO PERENIZADO INUNDAM APENAS UMA POUCÃO DO SEU LEITO, ALGUNS METROS DE LARGURA, ONDE INFILTRA-SE ÁGUAS POR TODO SEU LEITO, FORMADO UM LENÇOL FREÁTICO, ONDE PODE-SE ABRIR CACIMBONS, AS PLANTAS DO LEITO DO RIO FORMAM UMA BARREIRA PARA NÃO OCORREREM DESLOCAMENTOS DAS AREIAS DO LEITO DO RIO EM ÉPOCAS DE ENCHENTES, A PRÓPRIA ÁGUA FAZ SEU TRAJETO, É ONDE DEVE-SE REALIZAR A LIMPEZA DESDE CURSO DA ÁGUA, QUANDO O RIO É PERENIZADO E A ALIMENTANDO O LENÇOL FREÁTICO, AS PLANTAS E SUA RAÍZES SERVER PARA INFILTRA OU ABASTECER O LENÇOL FREÁTICO, SÃO A SUSTENTAÇÕES DAS AREIAS DO LEITO DO RIO, AS PLANTAS AQUÁTICAS SÃO INDICADORAS DE POLUIÇÃO, COMO FILTRAM ESTES POLUENTES FIXADOS EM SUAS RAÍZES, ELAS SÃO COMO FILTROS.