OPERAÇÃO LONGA VIDA: PF investiga esquema de fraudes em laticínios
Recife/PE – A Polícia Federal deflagrou hoje (4/12) a Operação Longa Vida, que visa combater fraude na adulteração do leite produzido por empresas de laticínios de Pernambuco.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, em empresas ligadas à produção de leite industrial e vários mandados de condução coercitiva, visando obter informações dos responsáveis técnicos e legal, da política leiteira, supervisores de qualidade, químicos, alguns servidores do Ministério da Agricultura Permanente e Fiscais Federais Agropecuários.
As investigações começaram em março deste ano quando o Ministério da Agricultura identificou, após autuações administrativas, vários produtos e seus derivados de leite com suspeita de adulteração, o que também era queixa de vários consumidores que relatavam problemas com os produtos com cheiro e alteração na sua composição e também por envolver a suspeita de participação de servidores do aludido órgão sendo coniventes com a adulteração do leite promovido por omissão na fiscalização.
Por meio de análises e perícias realizadas pela Polícia Federal e pelo Ministério da Agricultura, ficou constatado que os produtos possuíam vários tipos de adulteração em sua composição, como, água, sacarose e alto teor de ácido lático. Durante o ano, o Ministério da Agricultura havia apreendido em alguns dos laticínios investigados manteiga e queijo com salmonela e bactéria causadora da meningite.
As investigações apontam que o cometimento de crime contra a saúde pública previsto no artigo 272 do código penal, cuja pena varia de 4 a 8 anos, sendo apurada também possível corrupção de servidor público federal, crime previsto no art. 317 também do Código Penal cuja pena pode chegar até 12 anos de reclusão.
Comunicação Social da Polícia Federal de Pernambuco
Contato: 81 2137 4076
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.