Opositores de Maduro denunciarão fraude eleitoral a deputados brasileiros

Os principais nomes da oposição venezuelana, María Corina Machado e Edmundo González, estarão no Brasil na próxima terça-feira (2/12) para denunciar as irregularidades nas eleições presidenciais da Venezuela. Ambos participarão de um debate na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, onde o tema central será a falta de transparência e as alegações de fraude nas eleições presidenciais venezuelanas.

Machado, uma das líderes mais influentes da oposição, e González, exilado na Espanha desde setembro, foram figuras centrais na disputa pela presidência da Venezuela. Após o impedimento de María Corina Machado de disputar o pleito, González foi o candidato da coalizão Plataforma Unitária Democrática (PUD). No entanto, após a eleição, a coalizão declarou que González foi eleito presidente da Venezuela. Por outro lado, as autoridades eleitorais, alinhadas ao regime de Nicolás Maduro, proclamaram sua vitória e reeleição, resultado que tem sido amplamente contestado pela comunidade internacional.

A acusação de fraude eleitoral é sustentada pela ausência da divulgação das atas eleitorais, que poderiam comprovar a veracidade dos resultados. Além disso, autoridades vinculadas ao chavismo emitiram uma ordem de prisão contra González, o que forçou o ex-diplomata a deixar a Venezuela.

Esse evento no Brasil visa mobilizar a comunidade internacional e chamar atenção para os problemas eleitorais na Venezuela, reforçando a pressão sobre o regime de Maduro, que é acusado de desrespeitar os princípios democráticos e de reprimir a oposição.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.