Órgãos de segurança pública se reúnem para discutir o plano da Operação Verão 2015/2016
Representantes dos órgãos de segurança pública do Rio Grande do Norte, além do Serviço Móvel de Urgência de Natal (SAMU Natal) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (6), no Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), para iniciar as discussões a respeito do plano da Operação Verão 2015/2016 prevista para iniciar no dia 12 de dezembro em todo o estado. Durante o encontro, as instituições apresentaram suas estratégias, efetivos e equipamentos a serem disponibilizados na ação.
Entre as preocupações da secretária estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, estão as ações preventivas contra afogamentos no litoral, tendo em vista o grande fluxo de banhistas que frequentam as praias potiguares neste período. Kalina Leite anunciou, inclusive, que o Governo do Estado já negocia com o Ministério da Justiça a prorrogação da permanência dos bombeiros da Força Nacional para atuarem, mais uma vez, em apoio aos guardas vidas do RN no verão.
“O litoral potiguar é um dos mais extensos e belos do país e isso faz com que milhares de turistas visitem o nosso estado durante o verão. Além disso, o povo norte-rio-grandense também costuma veranear e desfrutar destas belezas com muita intensidade. Queremos manter o mesmo padrão de segurança oferecido no verão passado e para isso estamos viabilizando a prorrogação o apoio da Força Nacional em nossas praias”, disse a secretária Kalina Leite.
Novos encontros entre as instituições de segurança estão previstos para ocorrerem até dezembro quando serão realizados os ajustes necessários. A abertura oficial está marcada para ocorrer no dia 11 de dezembro, em local e data ainda a ser definido. Neste dia o plano final será apresentado à imprensa e sociedade.
Saiba mais
Os bombeiros da Força Nacional estão no RN desde o dia 05 de dezembro de 2014, e atualmente conta com 42 militares especializados em salvamento aquático. De janeiro a outubro de 2015, já realizaram 38.663 atendimentos nas praias do estado, sendo 34.669 orientações, 3.736 advertências, 139 salvamentos aquáticos e 119 ocorrências diversas.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.