Paulinho propõe incentivo ao empreendedorismo
Em reunião nesta quarta-feira (16) com o Sebrae-RN, Paulinho Freire (União Brasil), candidato à Prefeitura de Natal, apresentou propostas para fomentar a geração de empregos e apoiar o empreendedorismo na cidade. Durante o encontro, Paulinho Freire destacou a importância de incluir o empreendedorismo na formação dos jovens e fortalecer parcerias com instituições como o Sebrae para impulsionar o desenvolvimento econômico por meio dos micro e pequenos negócios.
Na quinta-feira (15), foi a vez de Natália Bonavides (PT), adversária de Paulinho na campanha pela Prefeitura.
Paulinho ressaltou que a capital precisa de ações para diminuir a dependência da população em relação ao poder público, especialmente na criação de novas oportunidades de trabalho. O encontro no Sebrae-RN contou com a presença de membros da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo e de representantes de diversas entidades como os conselhos estaduais de contabilidade (CRC-RN), economia (Corecon-RN) e engenharia (Crea-RN). Também participaram colaboradores e empreendedores convidados.
Paulinho Freire enfatizou a importância de incentivar o espírito empreendedor entre os jovens natalenses desde cedo. “Nós vamos tentar incluir na grade curricular o empreendedorismo, para que o jovem, desde os 14, 15, 16 anos, crie esse espírito empreendedor. Nós vamos buscar parcerias com o Sebrae, porque nós temos que fomentar a geração do emprego”, destacou.
Segundo ele, a reunião serviu para ouvir as sugestões do Sebrae e identificar oportunidades de parcerias que possam impulsionar a economia local.
Entre as ações mencionadas pelo candidato, está o fortalecimento da política municipal de trabalho e renda, com foco na qualificação profissional. Paulinho relembrou a atuação como deputado federal, quando destinou emendas para projetos sociais na cidade, como a Casa do Menor Trabalhador. “Eu conheci o trabalho deles e achei sensacional. Todo ano, eles colocam no mercado de trabalho mais de 1.500 jovens, e eu já conversei com a direção para montar uma Casa do Menor Trabalhador na zona Norte e tentar botar uma na zona Oeste”, afirmou.
O candidato também destacou a necessidade de facilitar a abertura de empresas e simplificar a participação de micro e pequenas empresas em compras públicas. “Nós precisamos transformar essa cidade, fazer com que a população seja menos dependente do poder público, principalmente na questão do emprego. Vamos incentivar muito a abertura de empresas para diminuir o índice de desemprego, além de criar uma rede de apoio ao Microempreendedor Individual (MEI) em parceria com entidades como o Sebrae”, explicou.
Freire ressaltou a importância do Sebrae como um parceiro estratégico para sua gestão, caso eleito, especialmente na criação de negócios e na promoção de eventos que incentivem o empreendedorismo. “Eu faço um apelo para que o Sebrae seja o nosso grande parceiro, para que possamos criar negócios, eventos e incentivar cada vez mais as pessoas a serem empreendedoras, a terem seus negócios”, frisou.
Ele também aproveitou para comentar sobre os desafios enfrentados pela economia nos últimos anos, mencionando o Plano Diretor da cidade. Segundo ele, a revisão do plano permitiu a retomada de obras e projetos que podem gerar empregos. “Nós temos já 72 obras licenciadas, que, quando todas estiverem funcionando, vão gerar mais de 14 mil empregos na cidade. Ainda existem mais de 80 obras em análise para serem licenciadas. A cidade ficou atrasada, João Pessoa nos ultrapassou em negócios, e isso também afeta o micro e o pequeno empresário”, apontou Paulinho.
O superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto (Zeca Melo), destacou que a iniciativa de reunir os candidatos à Prefeitura é uma oportunidade de promover o diálogo sobre o futuro das micro e pequenas empresas e o papel do empreendedorismo na cidade. “Estamos com os dois candidatos finalistas, Natália Bonavides e Paulinho Freire, justamente para discutir como criar um ambiente mais favorável para as pequenas empresas, que são a espinha dorsal da nossa economia”, disse Zeca Melo.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.