PGR cita risco de prisão de procuradores da Lava-Jato e pede ao STF suspensão urgente de inquérito
Foto: Reprodução
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu à ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber que reveja sua decisão e suspenda com urgência o inquérito do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aberto contra os procuradores da Lava-Jato. O ofício, assinado pelo subprocurador-geral da República José Adonis Callou de Araújo Sá, destaca que a investigação traz riscos de prisão e de afastamento de membros do Ministério Público Federal.
busca e apreensão contra procuradores da extinta força-tarefa de Curitiba. No documento, o subprocurador-geral Adonis Callou aponta que “cenário mudou”, referindo-se à decisão de Rosa Weber desta semana que negou dois pedidos para suspender a investigação, sob o argumento de que não havia risco à liberdade dos alvos da investigação.
“Sobre o perigo da demora, após ter obtido todo o material da Operação Spoofing , o Ministro Presidente do Superior Tribunal de Justiça pretende decretar medidas invasivas, entre elas busca e apreensão, caminho natural, repita-se, do tipo de apuração em exame. Registre-se, inclusive, que não se pode descartar o afastamento judicial de membros do Ministério Público Federal e até prisão”, escreveu o subprocurador-geral da República.
José Adônis destaca ainda que a decretação de diligências no âmbito desse inquérito “causará forte abalo ao Estado de Direito”, pois vai sinalizar que “provas ilícitas podem ser empregadas para investigar e punir”.
O subprocurador-geral também alega que a investigação “ofende o sistema acusatório previsto na Constituição Federal” e desrespeita o estatuto de prerrogativas dos membros do Ministério Público Federal (MPF). Ele escreve no pedido que não há prejuízo às investigações caso o inquérito seja suspenso até que o STF discuta a legalidade das provas. As informações são do jornal O Globo
2 Comentários
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Ismar Neto
mar 3, 2021, 4:43 amO presidente Jair messias Bolsonaro já era p ter colocado o exército nesse jogo prender esses corruptos tudim agr era só oq faltava quem lutou incansavelmente nessa força tarefa P prender esses corruptos essa cambada de ladrão agr vão ser presos p causa de um monte de de ladrão que estão no STF cuida Bolsonaro manda essa cambada de safado p fora daí ja
GIl Braz Silva Romero
mar 3, 2021, 10:12 pmHaver investigação rigorosamente, quem comenteu erros pagar, por meio de trabalho, hipocar bens para pagarem todas despesas gasta pelo governo, ou seja pagas por nós, através de nossos impostos.