Polícia prende funcionária de laboratório na 2ª fase da operação contra suspeitos de envolvimento na contaminação por HIV de transplantados
Adriana Vargas dos Anjos, que era coordenadora do laboratório PCS LAB Seleme, foi presa neste domingo (20) pela Polícia Civil. Adriana é suspeita de envolvimento na emissão de laudos falsos que resultaram na contaminação por HIV de pacientes transplantados.
A técnica foi apontada por outros funcionários do local como a responsável por determinar a quebra do protocolo de checagem de antígenos – que era para ser feita diariamente, mas passou a ser semanal com o objetivo de maximizar os lucros do estabelecimento.
Ela foi acusada por Ivanilson Santos, outro funcionário do laboratório, de ter dado a ordem para economizar no controle de qualidade. Em depoimento prestado na semana passada, ela disse que sua tarefa era apenas supervisionar os técnicos, que nunca soube de mudanças nos protocolos de controle de qualidade e que nunca deu ordem para que esse controle fosse semanal. Adriana foi contratada em janeiro de 2023, mesmo mês em que os testes fraudados foram feitos.
Além de prender Adriana, a polícia cumpriu um mandado de busca contra Matheus Sales Teixeira Bandoli Vieira, sócio do laboratório que é primo do deputado federal e ex-secretário de Saúde do Rio Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, o Doutor Luizinho (Progressistas). No período em que o processo licitatório que culminou na contratação do laboratório se desenrolou, de janeiro a setembro de 2023, Luizinho estava no cargo.
Adriana foi presa por agentes da Delegacia do Consumidor (Decon), em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Além de Adriana, já foram presos Walter Vieira, sócio do laboratório; Ivanilson Fernandes dos Santos e Cleber de Oliveira dos Santos, técnicos do laboratório; e Jacqueline Iris Bacellar de Assis, funcionária da empresa.
Também foram cumpridos mandados de busca contra um ex-sócio da empresa. Ambos foram ouvidos na delegacia e liberados.
O Globo
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.