Políticos e empresários pressionam Tarcísio de Freitas a disputar a Presidência em 2026, dizem aliados
Após o fim das eleições municipais deste ano, aliados apostam que o govenador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), dispute a Presidência da República em 2026. A informação é do jornal Folha de São Paulo.
De acordo com a publicação, o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), não descarta a possibilidade de Tarcísio disputar o Palácio do Planalto ao ser pressionado por políticos, empresários e eleitores, em uma eventual piora na avaliação do governo Lula piore até lá.
Por outro lado, Pereira avalia que “ainda é cedo” para o início das conversas sobre a eleição presidencial de 2026 e que o próprio Tarcísio tem dito publicamente que deve tentar a reeleição.
Já o secretário de Governo de Tarcísio e presidente do PSD, Gilberto Kassab, prega cautela sobre a próxima eleição presidencial a partir das eleições municipais. “Temos o ano de 2025 inteiro para definir. Não podemos ser açodados”, disse.
Kassab avalia ainda que as eleições deste ano consolidaram Tarcísio como o grande líder político de São Paulo e tem defendido abertamente a ideia de o governador buscar a reeleição.
Ainda segundo a Folha de São Paulo, apesar das declarações de Marcos Pereira, a permanência de Tarcísio no Republicanos é incerta, já que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem insistido para que ele se filie ao PL.
Além disso, aliados de Tarcísio garantem que ele não imagina em uma piora no mau desempenho da economia nos próximos dois anos e que, antes de se lançar à Presidência, o governador de São Paulo precisa “desatar nós na direita”.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.