Portaria libera realização de vaquejadas no RN
Foto: Gabriel Gonçalves
O Rio Grande do Norte poderá voltar a realizar vaquejadas. Em portaria conjunta das secretarias de Saúde e Segurança, além do Gabinete Civil e do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), o Estado determinou as condições para a realização das competições. Entre os pré-requisitos está a realização das competições somente em cidades em situação mais tranquila com relação à transmissibilidade da covid-19.
No documento, o Governo do RN ressaltou a importância de “um planejamento responsável nas ações de combate à pandemia, definindo parâmetros e protocolos sanitários que, de um lado, assegurem a proteção à saúde e, de outro, permitam resgatar a atividade econômica no Estado, fundamental para a preservação dos empregos e da renda da população, afetados pelas necessárias restrições de funcionamento”.
Pela norma, a realização das vaquejadas fica restrita aos municípios cujo indicador composto da covid-19 encontre-se classificado nas cores verde ou amarela (níveis 1 a 3), desde que não sejam vedadas as competições em decretos regionais. A maior parte do Rio Grande do Norte está em condições de receber as competições de vaquejada.
As vaquejadas, contudo, serão restritas à atividade esportiva e aos competidores, além de equipe de organização. Está proibida, em qualquer caso, a realização de festas ou eventos de massa, ficando os organizadores responsabilizados pela observância de todos os protocolos sanitários estabelecidos. Por Tribuna do Norte
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.