Prefeito Álvaro Dias assina contrato com a UFRN para realização do concurso da Educação
Na manhã desta segunda-feira (21), o prefeito Álvaro Dias, assinou o contrato que firma uma parceria entre a Prefeitura de Natal e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da Comperve, para a realização do concurso para professor efetivo da Rede Municipal de Ensino.
Após nove anos, a gestão municipal volta a realizar concurso público para professor efetivo do Município. Esta iniciativa visa melhorar e ampliar a rede de ensino, através da profissionalização e incentivo à educação do município de Natal, fomentando uma qualidade de ensino adequada e melhor aproveitamento dos alunos. Além da geração de emprego e renda para os profissionais aprovados.
Na solenidade, realizada no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, o prefeito Álvaro Dias reafirmou o compromisso da gestão municipal com os profissionais da educação e com os alunos da rede municipal. “A educação é uma prioridade absoluta da nossa gestão. Não paramos de investir na melhoria da nossa rede de ensino, em todas as suas frentes. São ações que incluem diretamente os servidores, como fazemos agora com o anúncio deste concurso público. Mas também temos ações que abrangem a parte estrutural e de condições de ensino, o que beneficia a outra ponta das nossas atividades: os estudantes”, destacou Álvaro Dias.
A UFRN, através da Comperve, realizará o concurso. Sendo uma das bancas mais renomadas, a Comperve está comprometida em realizar um concurso autêntico e nos prazos estimados. “A UFRN está feliz em poder, nesta ocasião, colaborar com a realização deste sonho que visa preencher mais de 700 vagas. É importante para a universidade não só formar mão de obra especializada, mas é importante que essas pessoas sejam absorvidas pelo mercado de trabalho, e nada mais importante do que um concurso público, que vai levar educação ao ensino infantil e fundamental”, afirmou Henio Miranda, reitor em Exercício da UFRN.
O concurso público mostra a importância do servidor público para o município de Natal, otimizando e qualificando o serviço público, garantindo a eficiência e qualidade no ensino público municipal. “Esse momento de celebração nos alegra, pois temos a confiança de que a Comperve é a melhor empresa para realizar concurso em Natal. A prova ainda acontecerá este ano, provavelmente em dezembro, e a partir de hoje, dentro de 15 a 20 dias a Comperve deverá lançar, junto com a Comissão de concursos, o edital com o cronograma, para terminarmos o ano com o concurso em andamento ou já efetivado”, afirmou Cristina Diniz, secretária municipal de educação.
O certame terá 710 vagas, sendo 450 para pedagogo da educação infantil e ensino fundamental, podendo ser ajustada conforme a necessidade e demanda das instituições. Para complementar o quadro de profissionais da educação, as 260 vagas restantes são de componentes curriculares específicos, como: Língua Portuguesa e Inglesa, Geografia, História, Ciências, Matemática, Ensino Religioso, Artes/Música e Teatro, bem como Professor de atendimento educacional especializado em Libras.
O contrato entre a prefeitura de Natal e a UFRN, visa determinar o compromisso da universidade na aplicação das provas, bem como na diagramação, impressão e logística para o bom aproveitamento de todo o concurso público.
“É um momento de alegria estarmos aqui assinando este contrato hoje. Tivemos todo o cuidado e zelo, de construir juntos esse trabalho de avanço e construção. Em diálogo com a Comperve, pedimos que esse ano ainda, façamos a prova, firmando um compromisso com todos os professores que estão batendo a porta de uma nova oportunidade. Temos uma estimativa de cerca de 30 mil inscritos, é a porta aberta para os professores e a efetivação da democracia”, disse Aldo Fernandes, secretário municipal de administração.
O edital do concurso público deverá ser publicado em 15 a 20 dias, pela Comperve, atendendo ao pedido da gestão municipal, para que o certame possa ser realizado ainda este ano, favorecendo todos os professores que desejam ingressar no serviço público municipal.
Foto: Emanuel Amaral/Secom
Em cumprimento ao art. 73 da Lei nº 9.504/97, o boletim informativo será enviado neste formato. Após as eleições municipais, voltaremos à lista de transmissão convencional
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.