Prefeito Roberto Germano participou do Seminário de Consórcios Públicos em Olinda/PE
Vinte e cinco estados brasileiros foram representados no primeiro Seminário Nacional de Consórcios Públicos Intermunicipais. O evento, realizado dentro do 3° Congresso Pernambucano de Municípios na última terça e quarta-feira em Olinda, teve como principal objetivo promover o debate e estimular a troca de experiências. O Prefeito de Caicó Roberto Germano, que também é presidente do consórcio dos resíduos sólidos do Seridó, esteve participando do encontro ao lado do Procurador Jurídico do Município, Sergio Magalhães.
O cronograma extenso de atividades e discussões permearam a defesa e fortalecimento dos municípios, tendo como um dos pontos principais os perfis dos consórcios públicos intermunicipais brasileiros, os projetos que tratam deles no Congresso Nacional e os financiamentos para o desenvolvimento municipal. O terceiro vice-presidente da CNM, Jorge Silva Dantas, falou na abertura do Seminário. Ele destacou a importância dessa cooperação para que os Municípios viabilizem o atendimento das demandas e o desenvolvimento local. O anfitrião, presidente da Amupe, Eduardo Tabosa, abriu as atividades. Ele também integra a diretoria da CNM.
O Prefeito Roberto Germano acompanhou de perto todas as discussões e falou da importância do encontro “É muito importante termos um debate mais aprofundado sobre este assunto pois os municípios já tem uma alta demanda de saúde, educação, infraestrutura e não consegue realizar determinadas ações sozinhos. O consórcio Público é a ferramenta para fazer política pública de qualidade, principalmente em período de crise”, afirmou.Os aspectos legais foram apenas alguns dos assuntos debatidos. Ainda no decorrer da tarde, foram abordadas as proposições prioritárias que tramitam no Congresso Nacional e o impacto que gerarão na administração dos consórcios e os Financiamentos para o Desenvolvimento Municipal. Além disso, também houve abordagem sobre as principais oportunidades de recursos disponíveis aos Municípios e consórcios para aplicação de iniciativas e na sustentabilidade de políticas.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.