Prefeitura de Jardim de Piranhas realizou mutirão contra a dengue neste sábado (30)
A Prefeitura de Jardim de Piranhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Obras, realizou neste sábado (30), um mutirão de limpeza nos bairros Santo Amaro, Vila do Rio e Centro, visando combater o mosquito Aedes aegypti, principal causador da dengue, zika vírus e chikungunya.
Como medida preventiva, a equipe de endemias vasculhou recipientes que possam acumular água e os funcionários da secretaria de obras os recolheram, evitando assim a proliferação do mosquito. A meta do prefeito Elídio Queiroz é realizar mutirões em todos os bairros da cidade, para evitar que pessoas possam ser infectadas.
Ao saber do resultado o prefeito Elidio Queiroz elogiou e agradeceu aos Agentes de Endemias e funcionários das secretarias de saúde e obras pelo esforço em pleno sábado. “Sei que eles poderiam está descansando neste sábado em seu dia de folga, por isso gostaria de agradecer o empenho de toda minha equipe da vigilância sanitária, secretaria de saúde e obras, a ajuda de todos é de grande importância nesse combate ao mosquito Aedes aegypti”. Disse Elidio reconhecendo o esforço de todos.
1 Comentário
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Maria Aparecida de Souza
jan 1, 2016, 3:49 pmParabéns a prefeitura que está fazendo sua parte, gostaria de aproveitar a oportunidade e lançar o desafio as instituições escolares, quer sejam públicas ou privadas, do nível fundamental ao superior.
Essa reportagem assim como a invenção,do professor Maulori Cabral, da UFRJ, que é uma “armadilha para o mosquito com garrafas pet” me deu essa ideia. Veja a seguir:
SUGESTÃO PARA AS ESCOLAS DE TODO O BRASIL TRABALHAR COM OS ALUNOS JUNTO A COMUNIDADE.
É NOSSA OBRIGAÇÃO ENGAJAR NESSA LUTA CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI.NÃO ESPEREM APENAS PELO PODER PÚBLICO.FAÇA SUA PARTE!
ESCOLAS: PROCUREM MOBILIZAR ALUNOS, PAIS, MESTRES E COMUNIDADE EM GERAL AFIM DE EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO AEDES E AS DOENÇAS CAUSADAS POR ELE, ASSIM COMO RECICLAR GARRAFAS PET POIS SERÃO USADAS COMO ARMADILHAS PARA O REFERIDO MOSQUITO E DEIXAREM DE SER LIXO E/OU CRIADOUROS SE DESCARTADAS IRREGULARMENTE.
1- VISUALIZEM O VÍDEO QUE ESTÁ NO LINK PARA ENTENDER A PROPOSTA:
https://www.youtube.com/watch?v=Jyi_zj3PWcc
2- MONTE SEU PROJETO;
3- FAÇA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE GARRAFAS PET E MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA PRODUZIR AS ARMADILHAS PARA CAPTURAR O MOSQUITO;
4- FAÇA DOIS MUTIRÕES PARA SAIR AS RUAS, UM PARA DISTRIBUIR NAS CASAS OU ZONAS MAIS AFETADAS A ARMADILHA E OUTRO PARA RECOLHER DA RUA QUALQUER MATERIAL DESCARTADO IRREGULARMENTE E QUE ACUMULE ÁGUA;
5- FAÇA OFICINAS NA ESCOLA PARA CRIAR AS ARMADILHAS;
6- FAÇA PARCERIAS COM A SECRETARIA DE SAÚDE;
7- OFEREÇA PALESTRAS (COMO PREVENIR O MOSQUITO E COMO TRATAR AS DOENÇAS QUE ELE CAUSA);
8- MOSTRE DEPOIMENTOS QUE IMPACTEM; ISSO PODE TORNAR OS OUVINTES MAIS RESPONSÁVEIS;
8- CONCLUA COM UM GRANDE EVENTO PARA ATINGIR O MAIOR NUMERO POSSÍVEL DE PESSOAS E SEJAM MULTIPLICADORES DE CONHECIMENTO, VOCÊ PODE SALVAR UMA VIDA E INCLUSIVE A SUA COM UMA INICIATIVA TÃO SIMPLES.
“Não importa que eu seja apenas uma professora com uma boa ideia cuja probabilidade de aplicarem a sugestão seja zero, o que importa é que estou fazendo a minha parte!E lembrem-se: BASTA apenas um MOSQUITO AEDES AEGYPTI para derrubar muitos de nós se não fizermos nada. Então não desanimem meus caros colegas, juntos podemos fazer a diferença.”
Maria Aparecida de Souza