Projeto Samuzinho orienta crianças em Macaíba
O Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 (NEP SAMU 192 RN) iniciou nesta quarta-feira (27) as atividades do Projeto Samuzinho no RN, dedicado a sensibilizar crianças e adolescentes em idade escolar de 7 a 14 anos sobre a importância do SAMU 192 RN para a população, além de desenvolver nesses jovens, habilidades técnicas e comportamentais para atuar diante de situações de urgência como primeiros respondentes.
De acordo com Isabel Costa, coordenadora do NEP SAMU 192 RN, ainda existe um desconhecimento do funcionamento correto do serviço oferecido pelo SAMU 192, aliado a um grande número de trotes, brincadeiras, telefonemas com comunicados de falsas emergências, que dificultam as linhas de atendimento. “Ações educativas para escolares através do Projeto Samuzinho, é uma oportunidade da diminuição da demanda considerada não pertinente ao SAMU 192 RN, tornando mais eficiente e otimizando o atendimento de urgências desse serviço, além de formar agentes multiplicadores na comunidade”, explicou.
O Projeto piloto será desenvolvido na Escola José Arinaldo Alves localizada em Macaíba, sede do SAMU 192 RN, e um dos municípios que apresentam o maior número de chamados do serviço. Serão turmas de 25 crianças/adolescentes e cinco educadores, nos turnos matutino e vespertino. Os encontros serão realizados uma vez por mês (última quarta-feira do mês) no auditório do NEP SAMU 192 RN. A seleção dos participantes é feita pela direção da escola, com orientação do NEP.
Fazem parte do projeto atividades teóricas e práticas, oficinas, simulação realística, aprendizado baseado em equipes (TBL), problematização e visitas técnicas as estruturas físicas do SAMU 192 RN.
Serão oito encontros, com encerramento previsto para o mês de novembro. Ao finalizar o projeto, a turma deverá desenvolver uma ação social para divulgação do trabalho, acompanhados dos facilitadores do NEP e professores. O encerramento de cada etapa do projeto ocorrerá com uma cerimônia de entrega de certificados.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.