Reprovação de Lula no mercado financeiro sobe para 90%, aponta Genial/Quaest
Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (4), revelou uma piora significativa na avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre profissionais do mercado financeiro. A reprovação subiu de 64% em março para 90%, retornando ao patamar observado no início do mandato, quando nove em cada dez gestores, economistas e traders de fundos de investimento avaliavam o governo de forma negativa.
A pesquisa foi conduzida entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, envolvendo 105 entrevistas com profissionais de fundos de investimento sediados em São Paulo e Rio de Janeiro. O levantamento captou a reação negativa ao pacote de ajuste fiscal anunciado recentemente, considerado insuficiente por parte do mercado.
Além do aumento na reprovação, o percentual de avaliação regular caiu de 30% para 7%, enquanto a aprovação caiu de 6% para apenas 3%.
O levantamento também avaliou o desempenho do Congresso Nacional, que apresentou uma piora na percepção do mercado. A reprovação dos parlamentares subiu de 17% em novembro do ano passado para 41% agora, evidenciando um cenário de insatisfação geral entre os investidores.
A deterioração da avaliação ocorre em meio a tensões sobre a condução da política econômica e a implementação de medidas consideradas cruciais para garantir equilíbrio fiscal e atrair investimentos.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.