RN está entre os últimos no Ranking de Transparência Pública
O Rio Grande do Norte aparece entre os últimos colocados no Ranking de Transparência Pública 2021/2022 elaborado pelo Núcleo de Estudos da Transparência Administrativa e da Comunicação de Interesse Público – Netacip da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP.
O RN é apenas o 26ª colocado no ranking, com 240 pontos dos 374 possíveis, entre as 27 unidades da federação e o Governo Federal. Quem lidera é o Paraná, com 353 pontos. A pesquisa levou em consideração os portais eletrônicos acima referidos, cuja evolução foi acompanhada entre os anos de 2021 e 2022, quando a Lei de Acesso à Informação (nº 12.527/2011) completou uma década de vigência.
Os pesquisadores destacaram os seguintes pontos negativos no portal da transparência do RN:
– Dificuldade de acesso a informações sobre licitações e contratos;
– Layout para dispositivos móveis (smartphones, tablets) pouco intuitivo;
– Ausência de ferramenta de busca;
O estudo avaliou a performance, segundo o grau de transparência administrativa, dos portais de internet mantidos pelos Estados, DF e União.
Entre os 39 quesitos avaliados, os pesquisadores identificaram se há disponibilização de gastos com Saúde, Educação, Segurança Pública e Previdência. Outro quesito foi saber se o portal é acessível, se há divulgação do balanço e do orçamento dos últimos anos.
Confira o relatório completo
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.