RN Mais Saudável e Programa Vida no Trânsito são apresentados na região do Seridó
Os programas RN+Saudável e Vida no Trânsito foram apresentados nas 5 (cinco) reuniões de articulação durante terça-feira e quarta-feira, 23 e 24 de julho, na região do Seridó. Nestas reuniões realizadas nas cidades de Caicó e Currais Novos, com prefeituras e secretarias de diversas pastas, foram debatidas as propostas do programa e a forma como ele pode atuar e se integrar às ações de promoção à saúde e prevenção aos Acidentes de Trânsito já desenvolvidas nos municípios.
Participaram dos encontros promovidos a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal do Rio Grande do Rio Grande do Norte, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o Programa Vida no Trânsito – que vem desenvolvendo atividades na região do Seridó –, a Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, DNIT, DETRAN, Regional de Saúde da região, ITEP, Hospital Regional De Caicó e Secretaria Municipal de Saúde.
“Percebemos que essas duas cidades têm experiências exitosas que apontam para a promoção da saúde e prevenção dos acidentes terrestres. Houveram, nesses dois dias, diálogos qualificados na perspectiva de ampliar essas políticas”, destacou Teresa Freire, Coordenadora de Programas Estratégicos e Regionais da Sesap, que ainda ressaltou o interesse das cidades que compõe o território do Seridó em pactuar as ações junto ao RN+Saudável.
“Ficamos felizes em ver o interesse das duas cidades em aderir ao programa. Com isso poderemos constituir os comitês territoriais, com um plano de trabalho regional. Com trabalho integrado, qualificado e comprometido com a melhoria da qualidade de vida conseguiremos fazer a diferença”, disse.
Um dos parceiros do RN+ Saudável é o Programa Vida no Trânsito (PVT), que engloba diversos órgãos da administração direta e indireta do Estado, em busca da diminuição dos acidentes de trânsito, que impactam em áreas diversas, para cumprimentos de metas dentro do eixo de cultura de paz e contra violência prevista programa.
Durante as reuniões empreendidas, o PVT também foi apresentado aos gestores municipais e técnicos que atuam diretamente com as respectivas pastas, os quais já vem realizando atividades voltadas para a educação no trânsito e aperfeiçoamento na coleta de dados relativos a acidentes na região. Para compor sua agenda de atuação no Seridó, o programa forneceu algumas inovações, entre elas está um curso de pilotagem, em Caicó, para a sociedade, instrutores de trânsito e funcionários do exército.
De acordo com Flávio Câmara, subcoordenador de Educação do Detran os dois dias de reuniões no Seridó “foram incrivelmente construtivos para novas parcerias e em volta de um único objetivo, que é melhoria da qualidade de vida da nossa população”.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.