Sabores regionais brilham no 2º Festival Gastronômico de Caicó
A cidade de Caicó recebe, nos dias 15 e 16 de novembro, a segunda edição do Festival Gastronômico, uma celebração da rica culinária do Seridó. O evento acontece na Praça Monsenhor Walfredo Gurgel, em frente à Catedral de Sant’Ana, a partir das 18h, com programação gratuita. A festividade se estende até 30 de novembro, por meio do Circuito de Restaurantes, onde o público poderá saborear pratos exclusivos e eleger o melhor da edição.
Destaques do Festival
Entre as atrações, a Feira Seridoense de Pequenos Empreendedores da Gastronomia (FESPEG) reúne 18 expositores que trazem uma variedade de produtos locais, como doces, pães, cortes de carne e delícias natalinas inéditas.
Além disso, o concurso ABRACHEFS RN 2024 promete movimentar a programação, com cozinheiros e bartenders do estado competindo em duas categorias: Cozinha e Coquetelaria. Os finalistas deverão usar ingredientes regionais, como carne de sol e queijo de Caicó, e os vencedores representarão o Rio Grande do Norte na etapa nacional em 2025.
Outro destaque é o Festival do Queijo Quente, promovido pelo Sebrae-RN, que contará com a produção ao vivo do tradicional queijo de manteiga, símbolo da gastronomia seridoense. A iniciativa busca valorizar e fortalecer a cadeia produtiva do queijo artesanal local, capacitando produtores e promovendo sua certificação.
Atrações culturais e musicais
O evento também trará atrações musicais, com apresentações de Kanelinha e Som D’Luna, na sexta (15), e Solange Silva e Parcélio & Paulinho, no sábado (16).
Coordenador do evento, Diego Vale destacou a importância do festival: “É uma celebração do melhor da nossa gastronomia. A cada ano, destacamos novos talentos e incentivamos o público a descobrir os sabores únicos do Seridó no Circuito de Restaurantes.”
Realizado pela Agência Referência, o festival conta com o apoio de instituições como Sebrae, Sistema Fecomércio RN, e patrocínio de marcas como Cerveja Spaten e Cachaça Samanaú. A iniciativa reforça a cultura e a economia regional, consolidando o Seridó como um polo gastronômico.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.