Samu Natal completa 13 anos com planos de melhorias e expansão
O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) 192 Natal comemorou, nesta terça-feira (29), 13 anos de atuação no município com festa e planos de melhorias e expansão dos serviços. Durante a solenidade, que reuniu gestores e servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram anunciadas a reativação das motolâncias e a intenção de juntar, nas dependências do órgão, o complexo regulatório do município.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, afirmou que a SMS possui projetos para o Samu Natal em fase de implementação, entre eles a reativação das motolâncias, com oito motocicletas distribuídas na cidade, que dará maior celeridade no atendimento às ocorrências de violência interpessoal e acidentes de trânsito.
Outro ponto destacado pelo secretário é a efetivação do aumento do número de viaturas, sejam unidades de suporte avançados (USAs), que hoje são três e a SMS quer ampliar para quatro ou as unidades de suporte básico (USBs), que se pretende aumentar das atuais nove para 12 até o final da gestão. O objetivo, ousado em um cenário de crise como a que vivenciamos hoje, é deixar um Samu efetivo e com quantidade de profissionais e viaturas suficientes para o atendimento da população no município.
“Conseguimos provisionar uma gama importante de recursos e queremos trazer para dentro do Samu Natal todo o complexo regulatório do município e metropolitano, que irá compreender as centrais de regulação de leitos, vagas, procedimentos, urgência e emergência e o programa de remoção e atendimentos especiais, que passará a contar também com o que chamamos de transporte sanitário”, afirmou Luiz Roberto Fonseca.
Segundo a coordenadora geral do Samu Natal, Valéria Bezerra, já foram realizados aproximadamente 700 mil atendimentos ao longo destes 13 anos, entre orientações médicas e ocorrências graves de traumas que resultaram em encaminhamento hospitalar. Ela explicou que o maior objetivo é minimizar o sofrimento de quem está desassistido em ambiente pré-hospitalar e garantir o acesso destas pessoas ao serviço de saúde.
“Garantimos dignidade e melhor prognóstico de recuperação aos pacientes atendidos e é muito emocionante estar à frente de um grupo tão seleto de profissionais comprometidos com a Saúde Pública em nosso país. Não tenho palavras para descrever a emoção que sinto neste momento”, afirmou Valéria Bezerra.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.