São João realiza ato público no dia da independência
Ontem, Dia da Independência, um grupo de pessoas se reuniu em São João do Sabugi RN, vestidos de preto e realizaram ato público silencioso, em sinal de luto, pela demolição do coreto da Praça Antônio Quintino de Araújo, construída em 1953. Em silêncio, as pessoas foram até o coreto demolido e jogaram balões pretos. Também foi distribuído adesivo com fotografia do coreto e a hastag #NossoCoretoNossaHistória.
O ato foi realizado por pessoas do Movimento em Defesa do Patrimônio Histórico Cultural Sabugiense, que estão fundando associação para demonstrar a insatisfação com o que foi destruído e buscar formas legais de proteger o que resta, do patrimônio histórico sabugiense. Após o ato público, 500 adesivos foram distribuídos junto a população.
Em 25 de junho deste ano houve audiência pública na Câmara de Vereadores de São João do Sabugi, RN, onde o prefeito Aníbal Pereira esteve presente e aceitou a defesa das pessoas em prol da preservação do coreto e do dancing da Praça Antônio Quintino de Araújo. Foi firmado que o coreto e o dancing não seriam demolidos, preservando seus traços arquitetônicos. Conforme o acordo, também as árvores antigas e frondosas, seriam preservadas.
Na audiência estiveram presentes professores, estudantes, agricultores, donas de casa, representantes de associações da sociedade civil organizada, historiadores, enfim, a população sabugiense representada de forma significativa.
Após alguns dias, de forma inesperada, o prefeito começou a descumprir o acordo: as árvores foram arrancadas e para a surpresa geral da população, o coreto – que antes de 1953 já existia com nome de palanque – foi ao chão, para ser reerguido sem em nada remeter ao antigo coreto, que condiz com a história do município e história de vida de cada sabugiense.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.