Servidor do Detran-PB é preso por invadir banco de dados e violar sigilo do órgão
Um funcionário do setor de ouvidoria da sede do Detran-PB, em João Pessoa, foi preso em flagrante no local de trabalho suspeito de usar senhas pessoais de outro servidor para ter acesso a dados do órgão de trânsito, sem autorização. A prisão aconteceu na manhã desta quarta-feira (30).
Segundo Valberto Lira Júnior, corregedor do Dentra-PB, há semanas uma investigação estava em curso visando detectar irregularidade no sistema do órgão. Após análises, a corregedoria detectou a invasão ao banco de dados.
“Descobrimos analisando o sistema de que o funcionário de carreira do Detran estava com o acesso negado, por 60 dias, depois de suspeitas de irregularidades. Aprofundamos e constatamos que o servidor estava usando a senha de um funcionário aposentado para ter acesso ao sistema de emissão de documentos, guias de pagamentos e visualizar históricos de veículos e condutores”, explicou o corregedor.
Em uma investigação paralela, segundo Valberto Júnior, a corregedoria detectou que o funcionário preso vinha sendo procurado por despachantes para serviços. “Não sabemos ainda se o servidor preso em flagrante estava usando a senha de outra pessoa para benefício próprio. Vamos continuar investigando para saber a dimensão do problema”, conclui.
O servidor vai responder pelo crime de violação de sigilo funcional. A pena varia entra 2 a 6 anos de prisão.Até as 11h, o funcionário ainda não tinha sido levado para a Central de Polícia Civil no bairro do Geisel, em João Pessoa.
http://portalcorreio.uol.com.br/noticias/policia/crime/2015/12/30/NWS,271182,8,153,NOTICIAS,2190-SERVIDOR-DETRAN-PRESO-INVADIR-BANCO-DADOS-VIOLAR-SIGILO-ORGAO.aspx
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.