Setembro Amarelo’ alerta para prevenção do suicídio
A prevenção ao suicídio é o tema do ‘Setembro Amarelo’, campanha que acontece em todo o Brasil e que em Natal terá uma programação especial no Distrito Sanitário Oeste, por intermédio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Oeste). As ações do Setembro Amarelo nas unidades do Distrito Sanitário se estendem até o próximo dia 16.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 804 mil pessoas morreram por suicídio em todo o mundo no ano passado, resultando em um coeficiente de 11,4 mortes a cada 100 mil pessoas. No Brasil, foram registrados mais de 12 mil casos por ano, o que significa em uma média de 33 casos por dia. taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. A esperança é o fato de que, segundo a OMS, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.
Com base nesses dados, a coordenadora do CAPS Oeste, Rafaela Pessoa, explicou que o foco das ações na capital potiguar será capacitar as equipes das unidades de saúde municipais da região para que elas possam identificar um paciente que apresente sinais suicidas. “Estamos realizando rodas de conversas em todas as unidades. Antes de chegar no CAPS, o paciente procura a atenção básica de saúde. Então é de fundamental importância que essas equipes estejam capacidades para realizar esse primeiro atendimento”.
Durante a programação – que começou no dia 1º de setembro – serão realizadas palestras e rodas de conversas nas unidades de saúde do Distrito Oeste. Nesta segunda-feira, a ação aconteceu nas Unidade Mista de Felipe Camarão e em Nova Cidade. A programação segue nas Unidades de Cidade Nova (dia 6), Felipe Camarão 2 (8), Quintas (8), Felipe Camarão (3), Bairro Nordeste (13), KM 06 (14), Monte Líbano (14) e Nazaré (16), quando será realizada uma caminhada pelas ruas do bairro.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.