STF marca data para definir sobre afastamento de Ibaneis do GDF

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar, em plenário virtual, nesta quarta-feira (11/1), sobre o afastamento de Ibaneis Rocha do governo do Distrito Federal, após determinação do ministro Alexandre de Moraes — que definiu o afastamento do chefe do Executivo local por 90 dias.

A decisão tomada por Moraes é monocrática, e por isso o tema tem que ser analisado com os demais ministros do STF. Os magistrados teriam que retornar ao trabalho presencial em fevereiro, mas uma decisão da presidente Rosa Weber determinou a convocação de uma sessão extraordinária, que foi aberta durante todo o recesso.

A decisão de manter ou não o afastamento de Ibaneis da cadeira do Palácio do Buriti vai iniciar na quarta-feira e encerrar no mesmo dia. Os ministros terão durante toda a quarta-feira (11/1) para votarem. O inicio da votação começa ainda na madrugada, às 0h (no começo de quarta) e segue até às 23h59 da mesma quarta para votarem. Serão quase 24 horas de análise.

O chefe do Executivo local foi afastado das funções após os atos terroristas na Praça dos Três Poderes no domingo (8/1). Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) destruíram as sedes do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.

Correio Braziliense

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.